Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Na Época do Ragtime

Ragtime *
(1981) 155 min (12 anos)



EUA, início do século 20 - O talentoso pianista Coalhouse Walker Jr. veste-se bem, fala com desenvoltura e possui um vistoso Ford T. Na volta de uma visita a New Rochelle, seu carro é bloqueado por viaturas do corpo de bombeiro local. Sem nenhum outro motivo que o preconceito racial, os voluntários no combate ao fogo humilham o músico. Apesar das recomendações de amigos, autoridades e advogado para que esqueça a ofensa, o pianista segue em frente no propósito de exigir uma reparação.

A história de 'Ragtime' liga Coalhouse Walker Jr., a família de classe média que acolhe seu filho bebê, a corista Evelyn Nesbit e Tateh, um artista imigrante do Leste da Europa. O roteiro mistura ficção a fatos realmente ocorridos, gente real e imaginada.

Assisti a vários filmes razoáveis em sequência, sem que nenhum me provocasse aquela sensação de urgência de criar uma postagem no blog, como acontece quando um filme sobressai entre a média esquecível. Hoje me forcei à reação e escolhi esse relançamento, que me impressionou bastante na época e prendeu a atenção agora. Excelente elenco, lindos cenários, bela fotografia e ritmo agradável.

Curiosidades:
* Jack Nicholson faz uma ponta na sequência do filme mudo dirigido na praia, como o pirata de bigode que contracena com a corista Evelyn Nesbit.

* Embora James Cagney estivesse com 81 anos quando atuou em 'Ragtime', o verdadeiro Comissário Rhinelander Waldo tinha apenas 32 anos na época que o filme retrata.

* Mary Steenburgen estava grávida durante as filmagens, mas as roupas do período disfarçaram a incipiente gravidez.

* Howard E. Rollins Jr. era professor primário antes de interpretar Coalhouse Walker Jr.



Diretor:
Milos Forman
Roteiro: Michael Weller, baseado na obra de E. L. Doctorow
Música: Randy Newman
Fotografia: Miroslav Ondrícek
Elenco: Howard E. Rollins Jr., Elizabeth McGovern, James Cagney, Brad Dourif, Mary Steenburgen, Debbie Allen, Robert Joy, Mandy Patinkin, Jeff Daniels, Donald O'Connor, Kenneth McMillan, Norman Mailer, Fran Drescher, Moses Gunn, Jenny Nichols, Max Nichols
Distribuidora: NBO Entertainment
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner