Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um Doce Olhar

Bal * *
Honey
(2010) 100 min (Livre)



Turquia - Na remota floresta da região leste do Mar Negro, os raios do sol iluminam as árvores e o tapete de folhas secas. Yakup e sua montaria percorrem os caminhos em busca de mel. O apicultor lança uma corda nos galhos mais altos para subir pelo tronco e investigar as colméias. Sempre corre o risco de cair, se o ramo estiver seco ou fraco. Em casa o aguardam o filho de seis anos Yusuf e a esposa Zehra, que trabalha numa plantação de chá.

A família segue o ritmo da vida rural; mais do que palavras são gestos, olhares e os sons da natureza que tecem a narrativa da sua história. Muito ligado ao pai, é para ele que Yusuf conta seus sonhos em voz baixa e lê fluentemente todas as manhãs. Quando está na escola, só consegue gaguejar na leitura diante do professor e da classe. Os alunos bem sucedidos na tarefa recebem aplausos e um brochinho vermelho. Por mais que se esforce, Yusuf fracassa ao contar a história para os colegas.

Um dia as abelhas desaparecem da região e o apicultor parte em busca de outro lugar para instalar novas colméias. O tempo passa e ele não volta. Mãe e filho se inquietam em silêncio. A cada ruído fora de casa os corações se sobressaltam, pensando que Yakup está de volta. Será que o sonho do menino se tornou realidade?

Dá vontade de fotografar cada cena de 'Um Doce Olhar', pois o cenário da floresta, a decoração das casas, os lenços nos cabelos de Zehra e o rosto do garoto estão sempre magnificamente enquadrados. O filme completa a "trilogia de Yusuf", uma aventura autobiográfica do diretor e roteirista. Foi precedido por 'Yumurta' (Egg, 2007) e 'Süt' (Milk, 2008). A trilogia vai numa ordem cronológica reversa, já que 'Um Doce Olhar' explora a infância de Yusuf. Difícil encontrar um menino mais carismático do que Boras Altas. A ele também se deve muito do encantamento do filme.


Diretor: Semih Kaplanoglu
Roteiro: Semih Kaplanoglu
Som: Matthias Haeb
Fotografia: Baris Özbicer
Elenco: Boras Altas, Erdal Besikcioglu, Tülin Özen, Alev Uçarer, Ayse Altay
Distribuidora: Paris Filmes

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner