Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um Novo Caminho

Le Dernier pour la Route *
(2009) 102 min (14 anos)



França - Sob os lençóis de cor púrpura, um casal dorme na penumbra. O homem levanta, veste um casaco preto sobre a roupa e pega a valise de couro amarelo. Dirige-se para perto da esposa, mas ela finge dormir. Do corredor, o filho observa sem ser visto, enquanto o pai sai pela porta do apartamento. Atravessa a rua e entra no bar em frente, onde toma avidamente alguns copos de vinho branco. Ele torna a beber na estação de trem. O álcool é alívio momentâneo para uma sede insaciável. Como pode uma bebida ou qualquer outra droga, lícita ou ilícita, saciar uma sede emocional? Hervé é o bem sucedido diretor de uma agencia de notícias e o herói desta história. Mas sua família é testemunha de sua dor e desligamento progressivo da vida real. Quando a bebida começa a perturbar o trabalho, o jornalista se interna em uma clínica de reabilitação.

Inicialmente, Hervé se sente tão distanciado dos outros pacientes quanto dos habitantes do seu cotidiano. A primeira reunião de grupo dos internos termina com a 'Oração da Serenidade'. Nada faz sentido para ele. À medida em que progride o processo de desintoxicação, o jornalista vai aceitando sua doença, analisando as estratégias de negação e as causas do seu sofrimento interior.

Como descobrir a dor profunda na alma das pessoas? De fora só percebemos os efeitos, a dependência do álcool ou medicamentos anti-depressivos, ansiolíticos, tabaco, drogas e vários outros comportamentos destrutivos. O que começou como prazer ou alívio se transforma em escravidão.

Ainda não existe cura para o alcoolismo, mas há uma vida possível para os que enfrentam o monstro, vencendo um dia de cada vez. Vale para qualquer vício e também para o combate aos nossos defeitos pessoais, que infernizam a vida de quem convive conosco. É preciso procurar as raízes do mal, evitar a tentação do primeiro gole, ou da palavra ferina, frequentar os grupos de AA, recomeçar depois de eventuais recaídas. Graças a esses procedimentos, são muitos os casos de vitória contra a bebida e as drogas. Para mudar o cérebro é preciso mudar o comportamento.

O filme é baseado num romance autobiográfico e isso se sente em cada etapa. Só alguém que passou por tais situações poderia descrever cenas tão reais. Quase didático, sem ser maçante, interessa a todos os educadores ou quem tenha pessoas queridas com problemas de dependência. François Cluzet está excelente como Hervé e Mélanie Thierry, que interpreta uma jovem interna reincidente, recebeu o César de Revelação Feminina.


Hervé e François

Curiosidades:
* Hervé Chabalier foi repórter do Nouvel Observateur e cobriu todas as guerras durate 30 anos. Depois tornou-se o diretor da agencia Capa. Ele aparece numa cena do trem, na mesma cabine do personagem.

* A Oração da Serenidade foi escrita pelo teólogo protestante Reinhold Niebuhr (1892-1971). Sua parte mais conhecida é utilizada por grupos de ajuda mútua, como Alcoólatras Anonimos e Neuróticos Anonimos: "Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma das outras."
Mélanie Thierry e François Cluzet

Diretor: Philippe Godeau
Roteiro: Philippe Godeau, Agnès de Sacy, baseado no livro "Le Dernier pour la route" de Hervé Chabalier
Musica: Jean-Louis Aubert
Fotografia: Jean-Marc Fabre
Elenco: François Cluzet, Mélanie Thierry, Michel Vuillermoz, Anne Consigny, Eric Naggar, Marilyne Canto, Bernard Campan, Lionnel Astier, Raphaëline Goupilleau, Eva Mazauric, Riton Liebman, Arthur Moncla, Ninon Brétécher, Françoise Pinkwasser, Philippe du Janerand
Distribuidora: Imovision

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner