Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 16 de abril de 2011

Anatomia de um Crime

Anatomy of a Murder * * *
(1959) 160 min (12 anos) Preto e Branco

EUA -  Numa pequena cidade de Michigan, o advogado Paul Biegler trabalha em alguns casos de divórcio.  Anteriormente procurador de justiça, Biegler passa a maior parte do dia pescando.  À noite recebe a visita do amigo irlandês Parnell McCarthy, advogado como ele.  Os dois distraem-se bebendo e lendo casos antigos da Suprema Corte de Justiça.  Certo dia, Biegler é procurado no escritório por uma jovem exuberante e sensual. Laura Manion quer contratar os serviços do advogado para defender seu marido de uma acusação de homicídio.  

O tenente do exército Frederick Manion confessou o crime contra Barney Quill, proprietário do bar local, e depois se entregou à polícia.  O motivo do assassinato seria o estupro e espancamento de Laura por parte de Quill.  Parnell McCarthy deixa de lado a bebida para ajudar Paul Biegler no processo de defesa.  Ambos terão que enfrentar o famoso Claude Dancer.  Poderão modestos advogados do interior fazer frente ao assistente do Procurador Geral?

'Anatomia de um Crime'  me foi recomendado por uma amiga.  Lembrança muito conveniente, pois é obra que não deveria faltar numa seleção de grandes filmes.  Luminosa fotografia em preto e branco e elenco notável.  Cada um dos artistas empresta verdadeiro calor humano a seu personagem.  Fica até difícil destacar apenas o trabalho de um ou outro.  Mas chamou-me especialmente a atenção o simpático juiz Weaver, interpretado por Joseph Nye Welch.  A música é de Duke Wellington, que faz uma ponta ao piano, ao lado de James Stewart.

Joseph Nye Welch


Diretor: Otto Preminger
Roteiro: Wendell Mayes, baseado no livro de John D. Voelker, que assinou como Robert Traver
Musica: Duke Ellington
Fotografia: Sam Leavitt
Elenco: James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara, Arthur O'Connell,  Joseph N. Welch, Eve Arden, George C. Scott, Kathryn Grant, Murray Hamilton, Ken Lynch, Duke Ellington
Distribuidora: Columbia

2 comentários:

Gustavo disse...

Clássico que nunca vi - só algumas cenas na TV. Quase dá agua na boca. O bizarro é que eu costumava confundi-lo com TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO, rsrs.

Stella disse...

Gustavo, ainda existe nas locadoras, aproveite! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner