Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 8 de maio de 2011

12 Homens e Uma Sentença

12 Angry Men * *
(1957) 96 min (Livre) Preto e Branco

EUA - No dia mais quente do ano, um adolescente de um bairro pobre da cidade de Nova Iorque está sendo julgado pelo assassinato do pai.  Se for considerado culpado, o esquálido jovem terá como destino a cadeira elétrica. O advogado da defesa foi indicado pelo tribunal e não se empenhou suficientemente no caso. 12 cidadãos  da classe média se dirigem à sala do júri para deliberar até chegarem a um consenso.  

Diante dos testemunhos e das provas apresentadas, 11 homens estão convencidos da culpa do réu.  Apenas um deles considera existir uma dúvida razoável.  Conseguirá o jurado nº 8 superar o desinteresse de alguns e os preconceitos da maioria?  Diante de reações acaloradas, e até agressivas, exibirá Mr. Davis suficiente calma, persistência e habilidade de convencimento?  A vida do jovem depende disso.

É preciso um grande diretor, elenco talentoso, ótimo roteiro e câmera ágil, para manter vivo o interesse, quando a ação de um filme transcorre entre as mesmas quatro paredes, durante 95 minutos.  '12 Homens e Uma Sentença' tem todos os elementos necessários para prender nossa atenção até o final.  Merece uma conferida.  O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Curiosidade:
* No começo do filme, as câmeras estão posicionadas acima do nível dos olhos, com lentes grande-angular, para dar a impressão de maior distância entre as pessoas.  À medida em que o filme progride, as câmeras se posicionam ao nível dos olhos.  Ao final do filme, quase todas as tomadas são feitas em close-up, com as lentes tele focalizando abaixo do nível dos olhos, para aumentar a impressão de claustrofobia. (imdb)
* Na última tomada, Lumet usa uma lente grande angular "para nos permitir, finalmente, respirar." (Roger Ebert)

* O filme continua sendo exibido aos alunos de muitas faculdades de Direito, como exemplo da utilização de técnicas de persuasão, raciocínio e convicção. (decine21



Diretor: Sidney Lumet
Roteiro: Reginald Rose
Musica: Kenyon Hopkins
Fotografia: Boris Kaufman
Elenco: Martin Balsam, John Fiedler, Lee J. Cobb, E. G. Marshall, Jack Klugman, Edward Binns, Jack Warden, Henry Fonda, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec, Robert Webber, Rudy Bond, James Kelly, Billy Nelson, John Savoca
Distribuidora: United Artists/ MGM DVD

4 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Nossa, que legal que você colocou este filme no seu blog. É um dos meus filmes favoritos. Para quem gosta de roteiro é tudo este filme. Se bem que as atuações também são impressionantes. Tudo numa sala. Legal!. Devia ter um recurso para a gente criar favoritos no blog dos outros. Este filme certamente estaria entre as minhas recomendações. Abraços, Vida em Sociedade.
Ps.: Posicionei melhor a sua poltrona aqui no nosso estúdio e agora, dela, se vê sempre o Corcovado.

Stella disse...

Querida amiga, na próxima vez vou levar minha câmera para registrar a paisagem maravilhosa da sua janela. Se for possível quero ver a hora em que as luzes do Cristo são acesas. Não sei como você consegue se concentrar e trabalhar tendo essa vista tão pertinho. Um beijo, S.

Gustavo disse...

O jeito é rever esse filme com essas anotações em mente para ver se enxergo sua grandeza.

Stella disse...

Gustavo, mais do que a técnica, o que amo no roteiro é que, se o sr. Davis tem a iniciativa de fazer o grupo refletir, é com a contribuição dos outros jurados que o raciocínio evolui. Altruísmo e sinceridade atraem, são o impulso necessário para vencer a apatia e os preconceitos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner