Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Além da Vida

Hereafter * * *
(2010) 128 min (12 anos)

Em 26 de dezembro de 2004, a jornalista francesa Marie Lelay passa uns dias de férias no sudeste da Ásia com Didier, seu amante e chefe de 'Visão dos Fatos', programa de TV do qual é apresentadora.  Marie perambula pelo mercado da cidade tailandesa, em busca de presentes para os filhos de Didier.  Nesse momento, o mar recua bruscamente e forma-se uma onda gigantesca que devasta a região.  Marie é uma das centenas de milhares de pessoas levadas pela tsunami e tem uma experiência de quase-morte.  Perde a noção do tempo, vê uma luz fulgurante e vultos que murmuram.

Num estúdio fotográfico em Londres, os gêmeos Marcus e Jason tiram uma fotografia para presentear a mãe Jackie.  Aos 12 anos, os irmãos sentem a responsabilidade de protegê-la e esperam pacientemente que se liberte do vício da heroína.  Mas para enfrentar a perda de uma pessoa muito próxima, um adolescente pode precisar de ajuda sobrenatural

Em São Francisco, o operário George Lonegan trabalha na empresa C&H, onde recebe um salário modesto.  Mas o americano está satisfeito.  À noite ele frequenta o curso de culinária do chef Carlo, onde vai aprender a preparar o clássico molho de tomate da Toscana.  Ao som de óperas italianas, o grupo fatia os ingredientes da receita e degusta sabores variados.  George quer esquecer o passado, quando ganhava a vida como vidente profissional, entrando em contato com pessoas falecidas.  Ele acredita que não se pode construir uma vida em torno da morte. De suas casas em Paris, Londres e São Francisco, partem três pessoas para um provável encontro.  Como se tocarão os seus destinos?

Gostei de tantas coisas neste filme do Clint!   A abertura com a cena da tsunami é espetacular. A fotografia e o  elenco estão impecáveis.  O roteiro de Peter Morgan é bastante original e o filme evolui com emoção, construindo cuidadosamente os personagens. Para completar, George Lonegan ama os livros de Charles Dickens, cujo retrato traz pendurado numa parede do apartamento.  Antes de dormir, o americano escuta uma gravação das "Aventuras de David Copperfield", romance levemente autobiográfico do autor inglês e um dos meus favoritos.  Embora não seja uma unanimidade para os críticos ou público (no site IMDB, a média dos votos de mais de 21.700 pessoas é 6,8), "Além da Vida" tornou-se irresistível para mim.  Talvez seja prudente dar um certo desconto para tamanho entusiasmo.
Bryce Dallas Howard

Curiosidades:
* Bryce Dallas Howard (A Vila) interpreta uma das alunas do curso de culinária.  A atriz é filha do diretor Ron Howard (Apolo 13, Frost/Nixon, Uma Mente Brilhante, O Jornal, Backdraft)

* O filme foi retirado dos cinemas do Japão depois que o terremoto e a tsunami devastaram o país em março de 2011.

Diretor: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
Musica: Clint Eastwood
Fotografia: Tom Stern
Elenco: Matt Damon, Cécile de France, Thierry Neuvic, Richard Kind, Jay Mohr, Frankie McLaren, George McLaren, Lyndsey Marshal, Rebekah Staton, Declan Conlon, Steven R. Schirripa, Bryce Dallas Howard, Tom Beard, Niamh Cusack, George Costigan, Claire Price, Surinder Duhra, Marthe Keller, Derek Jacobi
Distribuidora: Warner Bros Pictures

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

O que mais me admira é a forma nunca panfletária com que Clint trata a questão do espiritismo, sem nunca forçar a barra e nem fazer com que a gente acredite à força nessa crença (como faz a nossa leva de filmes do gênero) - e nem sei se ele próprio acredita. O que mais importa a ele são os dramas daqueles personagens, marcados por tragédias e em busca de paz interior. Bryce Dallas Howard, mesmo que numa pontinha, surge como uma menina mimada, mas vai ganhar muito de complexidade em pouco tempo, além de trazer uma das melhores atuações coadjuvantes do ano.

Stella disse...

Bryce Dallas Howard brilha em qualquer ponta. Tem muita sensibilidade, presença, meiguice e vivacidade. Sou fã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner