Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Budrus

Budrus * *
(2009) 82 min (Livre)

Cisjordânia, 2003 - Budrus significa "Pedro", em árabe. (Wikipedia) Também é uma pequena aldeia agrícola, situada ao norte da Cisjordânia, na margem ocidental dos territórios ocupados. A maioria dos 1500 habitantes do vilarejo vive do cultivo de oliveiras. É tal seu vínculo com a terra, que os agricultores costumam dar às árvores o nome de suas mães. Entre 2003 e 2004, os moradores da vila fizeram mais de 50 manifestações pacíficas contra a construção do muro de separação que cortava suas propriedades para impedir o acesso ao Estado de Israel. Passando a 40 metros da escola, a barreira dividia ao meio o cemitério local, confiscava terras e removeria cerca de 3000 oliveiras.

Liderados pelo funcionário público Ayed Morrar e por Iltezam, sua filha de 15 anos, homens, mulheres e crianças de Budrus resistiram corajosamente ao avanço dos soldados israelenses e à ação das escavadeiras. A iniciativa de Ayed juntou diferentes grupos: Frente Palestina, Fatah e Hamas. Ao lado dos moradores, protestaram jornalistas, observadores estrangeiros e centenas de civis israelitas, que entraram em território palestino pela primeira vez e participaram das manifestações. O que parecia impossível, tornou-se realidade. (Just Vision) Atualmente, Ayed Morrar preside o movimento The Olives Revolution, que ensina como lutar sem armas contra a expansão dos assentamentos judaicos em território palestino. (Estadão)

O líder Ayed Morrar tem uma personalidade admirável. Sem se alterar, com calma e persistência, foi buscando apoio, orientando, incentivando, procurando surpreender o adversário. O resultado de seus esforços prova que a paz é possível no Oriente Médio. Dirigido pela carioca Julia Bacha, o documentário foi premiado nos Festivais de Berlim, São Francisco, Madri, Bergen, Bahamas e Tribeca.

Diretora: Julia Bacha
Roteiro: Julia Bacha
Musica: Kareem Roustom
Fotografia: Julia Bacha, Mohammed Fawzi
Participação: Ayed Morrar, Iltezam Morrar, Kobi Snitz, Ahmed Awwad, Yasmine Levy, Doron Spielman
Distribuidora: Copacabana


Primeiro eles ignoram você. Depois riem de você. Então eles o combatem. Aí você vence (Mahatma Gandhi)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner