Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 13 de maio de 2012

Histórias Cruzadas

The Help * *
(2011) 146 min (12 anos)

EUA, Mississipi/1962 - Eugenia "Skeeter" Phelan destoa de seu grupo de amigas de infância. Solteira, cabelos naturalmente encaracolados, graduada em jornalismo, consegue seu primeiro emprego no jornal local. O editor a incumbe de responder as perguntas da coluna semanal de assuntos domésticos. Mas Skeeter não sabe nada sobre assuntos do lar e pede permissão à amiga Elizabeth Leefolt para consultar sua experiente empregada Aibileen. Elizabeth concorda, desde que não atrapalhe o serviço da casa. Aibileen Clark também cuida da filha dos Leefolt, a pequena Mae Mobley, a décima sétima criança branca que ajuda a criar carinhosamente. Elizabeth Leefolt tem dificuldade em exercer o papel de mãe. Sua vida é pautada nas opiniões e exemplo de Hilly Holbrook, a orgulhosa, preconceituosa e arrogante locomotiva social da cidade de Jackson. As duas fazem parte do grupo de jovens casadas que se reúne para um jogo de bridge semanal e iniciativas de caridade, como levantar fundos para ajudar as criancinhas africanas. Que ironia!

Na década de 60, as leis do estado do Mississipi eram severas, separando o mundo das "pessoas de cor" do mundo dos "brancos". Nem os livros ultrapassavam esses universos. As publicações não podiam ser trocadas entre as escolas para estudantes negros e as escolas para estudantes brancos. Ademais, toda e qualquer pessoa que publicasse temas escritos a favor da igualdade racial estaria sujeita à prisão. Mesmo assim, Skeeter resolve escrever um livro contando as histórias das mulheres que trabalhavam como domésticas, cozinhando, limpando, criando os filhos dos patrões brancos e suportando todo tipo de preconceito. A primeira a falar é Aibileen, porque as outras têm medo, mas quando começam, difícil é fazê-las parar! Os homens exercem um papel secundário nessa história intimista e feminina. Uma exceção é o pastor Green, que diz coisas importantes, lembrando o papel vital de Martin Luther King na luta pacífica pela igualdade de direitos.

Skeeter, Minnie e Aibileen
Histórias Cruzadas é um filmaço! Dramático e engraçado, bonito visualmente, reconstituição de época impecável, bem dirigido, e brilhantemente interpretado por um grupo de atrizes fascinantes. Viola Davis emociona como Aibileen Clark. Octavia Spencer, que interpreta a engraçada doméstica Minnie, recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O filme ganhou outros 45 prêmios, além de ter recebido 56 indicações. (imdb)

Diretor: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor, baseado no livro de Kathryn Stockett
Musica: Thomas Newman (Entre irmãos, Wall-E, Foi Apenas um Sonho, A Luta pela Esperança)
Fotografia: Stephen Goldblatt (Jogo do Poder, Julie & Julia)
Elenco: Viola Davis, Emma Stone, Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer, Sissy Spacek, Jessica Chastain, Ahna O'Reilly, Allison Janney, Anna Camp, Eleanor e Emma Henry, Cicely Tyson (A História de Marva Collins), Mary Steenburgen, David Oyelowo, Chris Lowell, Mike Vogel, Ted Welch, Shane McRae
Distribuidora: Touchstone
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner