(2012) 117 min (14 anos)
Há todos os tipos de filhos. Uns nascem para você. Outros aparecem na sua vida.
EUA, década de 80 - Jay Moriarity estuda de dia e trabalha numa pizzaria à noite para ajudar nas despesas da casa, onde mora com a mãe em Santa Cruz, California. O pai deixou a família quando Jay ainda era pequeno. O coração do menino divide-se entre a mãe e a amiga Kim. Já a admiração do adolescente volta-se para o vizinho surfista Frosty Hesson, um apaixonado pelas Mavericks, sequências de ondas enormes que atingem a altura de um prédio de 5 andares.
O que Jay mais deseja é surfar uma destas ondas-monstro, mas será Brenda, a mulher de Frosty, quem o convence a ensinar o necessário para que o garoto realize seu sonho. Durante um ano, Jay segue as orientações do experiente surfista: rema para desenvolver força nos braços, aumenta o fôlego, estuda as correntes e marés, aperfeiçoa a capacidade de observação da natureza e reflete sobre seus medos. A convivência entre Jay e Frosty transforma-se numa forte amizade que traz reflexos positivos para a vida de ambos.
"Tudo Por Um Sonho" tem altos e baixos. A personalidade positiva de Jay, as cenas no mar e o relacionamento entre os surfistas são a melhor parte. Já o contato entre Jay e os colegas da mesma idade pouco acrescenta à história. Para mim o filme trouxe doces lembranças da época em que três irmãos acordavam de madrugada para pegar onda na Prainha e pediam parafina importada de presente de Natal. Até hoje eles se implicam, brincando em alguns almoços sobre quem era o melhor e o pior surfista. Embora tenha tido pesadelos com ondas gigantescas na infância, hoje em dia meu maior medo é perder as pessoas que eu amo. E o seu?
Curiosidade:
Frosty Hesson e Gerard Butler |
* O homem que entrega a prancha a Jay, enquanto está caçando as Mavericks, é o próprio Frosty Hesson. Seu nome não aparece nos créditos finais.
* Gerard Butler quase se afogou quando uma onda de 6 metros quebrou sobre sua cabeça em Mavericks, California.
Diretor: Michael Apted, Curtis Hanson
Roteiro: Kario Salem, baseado em historia de Jim Meenaghan & Brandon Hooper
Musica: Chad Fischer
Fotografia: Oliver Euclid, Bill Pope
Elenco: Gerard Butler, Jonny Weston, Elizabeth Shue, Abigail Spencer, Leven Rambin, Cooper Timberline, Harley Graham, Brandon Hooper
Distribuidora: California Filmes
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
2 comentários:
Curioso ver que o filme foi dirigido a quatro mãos, com dois diretores que tem carreiras respeitáveis.
Abraço
Bom dia, Hugo. O Michael Apted assumiu as últimas 3 semanas de filmagens porque o Curtis Hanson teve problemas de saúde. Realmente os dois têm filmes admiráveis em seus currículos, e isso se reflete em "Tudo Por Um Sonho". Ando pensando em conferir uma estrelinha a ele. ;-)
Um abraço, S.
Postar um comentário