(18/6/1942 - 4/4/2013)
decine21 |
Barack e Michelle Obama, Oprah Winfrey, Robert Redford, Steven Spielberg, Jason Reitman, Darren Aronofsky, Cameron Crowe, Steve Carell, Diablo Cody, Anna Kendrick, Steve Martin, Michael Moore e... eu - estamos todos muito tristes com a morte de Roger Ebert.
O crítico de cinema começou a trabalhar em 1967, no Chicago Sun-Times, onde escreveu por 46 anos. Suas resenhas eram republicadas em mais de 200 jornais ao redor dos EUA e do mundo. Mesmo sem poder falar ou engolir alimentos sólidos, sequelas do câncer na tiroide, Roger continuou vendo filmes e escrevendo a respeito. Foram 306 críticas em 2012. Numa entrevista à Esquire (2010) disse: "Quando estou escrevendo, meus problemas se tornam invisíveis, e eu sou a mesma pessoa que sempre fui. Está tudo bem. Eu sou como deveria ser."
Recentemente, percebendo que deveria diminuir o ritmo, comentou: "Serei capaz de finalmente fazer aquilo que sempre fantasiei fazer: resenhar apenas os filmes que eu quiser resenhar". Roger estava pronto para deixar o hospital e voltar para casa, quando olhou para a esposa Chaz, sorriu e fechou os olhos para sempre. Na última postagem do seu blog no Sun-Times, Ebert finalizou: "Assim, neste dia de reflexão, digo novamente, obrigado por seguirem comigo nesta jornada. Verei vocês no cinema."
Para ler o texto original da postagem, clique aqui.
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
2 comentários:
sou e sempre vou ser profundo admirador do Ebert. acredito que ele era o crítico que melhor sabia combinar conhecimento técnico e paixão pelos filmes quando escrevia.
e além disso, ele parecia ser um excelente ser humano!
Ebert levou com muita coragem a doença, continuando a se mostrar em público mesmo depois de cirurgias que mudaram seu rosto. Sentirei falta de sua inteligência lúcida e paixão nos comentários sobre filmes. Ainda bem que há muitos jovens que amam o cinema e escrevem blogs a respeito...
Postar um comentário