Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Valmont

Valmont - Uma Historia de Seduções * * *
(1989) 137 min (16 anos)

França - A Marquesa de Meurteil e o Visconde de Valmont foram amantes no passado, agora são apenas confidentes, já que os dois egocêntricos aristocratas desconhecem o que seja amizade. Ainda há certa atração entre eles, mas a sedutora viúva e seu charmoso cúmplice se distraem com outras conquistas. Frente à sociedade parisiense, a marquesa dissimula um comportamento promíscuo, enquanto o visconde não faz questão de esconder o seu. Ao descobrir que será abandonada pelo atual amante, Madame de Meurteil elabora sua vingança e precisa de Valmont para levá-la a cabo. O visconde se esquiva, pois está dedicado à sedução da bela Madame de Tourvel, a jovem esposa de um homem mais velho, sempre ocupado e ausente. Desafiado pela marquesa, Valmont aceita uma aposta e satisfaz o diabólico plano da aristocrata, enquanto se lança à conquista da ingênua senhora casada.

O diretor tcheco Milos Forman nos legou grandes obras: Um Estranho no Ninho, Amadeus, Hair, Na Época do Ragtime, O Baile dos Bombeiros. Foi um azar que tivesse tido a mesma ideia que Stephen Frears no final da década de 80. Os dois filmaram o romance "Ligações Perigosas" (1782), de Choderlos de Laclos, e Frears saiu na frente, recebendo vários prêmios e 3 Oscars pelo projeto grandioso. Milos Forman segurou por um ano o lançamento de "Valmont", mas o filme perdeu-se nas sombras do sucesso da magnífica obra de Stephen Frears. E até hoje parece injustamente relegado ao esquecimento, pois o filme tem uma proposta diferente, mais modesta, mas é cheio de emoção e vida.

Madames de Meurteil e Tourvel
Meg Tilly interpreta Madame de Tourvel de forma comovente. Fabia Drake é uma doçura como Madame de Rosemonde, a tia idosa de Valmont, que cochila em todos os cantos de sua bela propriedade no campo. Annette Bening e Colin Firth estão perfeitos no papel dos jovens sedutores sem escrúpulos, que pisam tanto os sentimentos alheios como os próprios. Fisicamente atraentes e talentosos, bem dirigidos pelo diretor tcheco, e magnificamente vestidos, deveriam ter tido mais reconhecimento. Annette Bening foi considerada a "Revelação do Ano" pelo London Critics Circle Film Awards. O filme ainda recebeu o César para Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção.

Apesar de ter gostado tanto, quando assisti "Valmont" pela primeira vez, relutei em rever o filme, pois a maldade sorrateira de Madade de Meurteil é inquietante, se fazendo passar por benfeitora da prima adolescente, enquanto buscava uma sórdida vingança. Mas o final me agradou bastante e dá segundas chances para algumas pessoas, traz esperança a outras. Digamos que os promíscuos são punidos de maneira menos dramática, com exceção de um dos personagens, cujo final é sempre o mesmo, no livro e nos dois filmes.

Além disso, os créditos de abertura de Valmont acompanham imagens do convento onde estuda a inocente Cécile de Volanges. Vozes femininas afinadíssimas enchem os corredores da Abbaye aux Hommes, também chamada de Abadia de Saint-Étienne, um antigo monastério beneditino da cidade de Caen, Normandia. O jardim ao centro do claustro e os hábitos das religiosas lembraram-me do tempo em que passeava com minhas amigas pelos amplos espaços do Colégio Sion, no Rio de Janeiro. Belas lembranças.
Mme de Meurteil e Valmont

Curiosidade:
* O papel da Marquesa de Merteuil foi oferecido a Michelle Pfeiffer, mas ela preferiu viver Madame de Tourvel em Ligações Perigosas, de Stephen Frears.

* Stephen Frears convidou Annette Bening para interpretar a Marquesa de Merteuil em "Ligações Perigosas" e ela escolheu ser a mesma personagem no filme de Milos Forman.

* As locações na França: Chateau de Versailles, Le Musée du Cheval Vivant - Grandes Ecuries, Hotel des Ambassadeurs de Hollande, Abbaye aux Hommes, Opéra Comique, Musée Nissim de Camondo, Chateau de la Motte Tilly, entre outras.

Diretor: Milos Forman
Roteiro: Jean-Claude Carrière, Milos Forman, baseado no romance epistolar "Les Liaisons Dangereuses", de Choderlos de Laclos
Musica original: Chistopher Palmer. Músicas de Mozart, Haydn, Marc-Antoine Charpentier, interpretadas pela orquestra da Academia St. Martin in the Fields com as Ambrosian Singers.
Fotografia: Miroslav Ondrícek
Designer de Produção: Pierre Guffroy
Figurino: Paule Mangenot, Theodor Pistek, Carine Sarfati
Elenco: Annette Bening, Colin Firth, Meg Tilly, Fairuza Balk, Siân Phillips, Jeffrey Jones, Henry Thomas, Fabia Drake, Ian McNeice, Sandrine Dumas, Vincent Shiavelli, Yvette Petit, Antony Carrick
Distribuidora: Condor Video
O claustro da Abadia de Saint-Etienne (wikipedia)
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner