Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Lucy

Lucy *
(2014) 116 min (16 anos)

Taywan - Lucy Miller não parece muito esperta, afinal ela namora Richard há uma semana e ele já está lhe fazendo um pedido muito suspeito. Richard quer que a jovem leve uma valise ao quarto de Mr. Jang, hóspede de um moderno hotel de Taipei. Mas o namorado não revela o que há dentro da maleta e Lucy recusa a oferta de 500 dólares para que a entregue. A cena é entrecortada com as imagens de uma gazela sendo cercada e atacada por uma chita. Sem qualquer escrúpulo, Richard acorrenta a maleta ao pulso de Lucy com algemas.

E se apenas Mr. Jang tem a chave, Lucy tem mesmo que encontrá-lo. Do lobby do hotel ela é levada por um grupo de homens truculentos até seu chefe sinistro. A jovem é interrogada e forçada a abrir a valise, onde há 4 sacos de cristais azuis. Depois é drogada e acorda com uma cicatriz no baixo ventre. Lucy e outros três mulas carregam os sacos de cristais que contem CPH4, uma nova droga sintética fabricada a partir da enzima que mulheres grávidas produzem na sexta semana de gravidez. 

Lucy e Richard
Essa substância funciona como uma bomba atômica para induzir a formação dos ossos do feto. Lucy e os outros homens devem introduzir o CPH4 em cidades da Europa. Prisioneira enquanto aguarda a hora de embarque, Lucy é agredida pelo carcereiro e a droga se espalha em sua corrente sanguínea. Sua mente adquire novas habilidades e o corpo torna-se invulnerável. Lucy se transforma em uma guerreira que absorve conhecimento e ganha poderes acima de qualquer humano.

Que filme! Por favor, não veja "Lucy" procurando falhas no roteiro ou consistência com verdades científicas. Aliás, os "fatos científicos" são fornecidos por Morgan Freeman, como Professor Samuel Norman, e o maior absurdo parece verdade quando enunciado por ele, num desempenho que me lembrou a narração hipnótica do naturalista britânico David Attenborough. 

"Lucy" não se baseia em fatos científicos, mas, antes mesmo de assisti-lo, ao ler sobre o filme em blogs de amigos cinéfilos, lembrei de todas as vezes em que estive grávida. A partir dos 3 primeiros meses da gravidez, passado os terríveis enjoos, sentia-me tão mais tranquila, completa e criativa! Pena que essa maravilhosa sensação não permanecia depois do nascimento do bebê... Mas não seria razoável que fêmeas grávidas ficassem mais espertas e calmas para construir o "ninho", passar boas sensações ao feto e se proteger até o parto? Assim sendo, achei bem possível a existência desta substância fantástica. O mais em "Lucy" é muita ação, tiroteio, direção alucinada pelas ruas de Paris e o rosto lindo e expressivo de Scarlett Johansson, ainda que pareça um autômato na sua fase poderosa. Um filme que diverte e faz o tempo voar.

Curiosidade:
* O roteiro levou 9 anos para ser feito. 

* Luc Besson sabe que não usamos apenas 10% do nosso cérebro.

* Durante a gravidez o cérebro da mulher encolhe 4%, e depois volta ao normal. Alguns cientistas acreditam que novas áreas do cérebro se desenvolvem e continuam a se desenvolver depois do nascimento do bebê.

Diretor: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson
Musica: Eric Serra
Fotografia: Thierry Arbogast (Angel-A)
Design de Produção: Hugues Tissandier
Diretor de Arte: Gilles Boillot, Dominique Moisan, Stéphane Robuchon, Thierry Zemmour
Elenco: Scarlett Johansson, Morgan Freeman, Min-sik Choi, Pilou Asbæk, Amr Waked, Julian Rhind-Tutt, Analeigh Tipton
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Interessante suas observações a respeito da própria gravidez. Quem sabe se o filme tivesse sido escrito por uma mulher a experiência pudesse ter sido integrada à trama?
No mais, concordo que diverte, mas não senti a assinatura de Besson. Achei o filme bem genérico em termos de estilo...

Cumps.

Stella disse...

Querido Gustavo, você e os demais blogueiros cinéfilos têm o conhecimento e a sensibilidade para identificar os pontos fracos dos filmes. Creio que o que realmente me desagradou em "Lucy" foram as cenas finais, mas é tão raro aquele que sabe terminar bem! um abraço, S.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[95]


**SPOILER LEVE* Que ironia.O vaqueiro é abatido como uma rês poderia ter sido e a oncinha está na mira como a gazela com a chita que é sua predadora.Mulheres que
falam com homens a puxar seus braços quando estão saindo não perceberiam a sacanagem de Richard.**FIM DE SPOILER LEVE*

Eu gosto dessa primeira fase do filme.Aquele temor de todos,eu que nem li sinopses ou vi teasers fiquei atento para ver como o que estava na maleta trabalhava.
Min-sik Choi fazem a diferença.**SPOILER* Qual seria 'o nome das ruas' que Lucy teria dado à droga azul depois do tiro que o viciado tomou antes do efeito rápido?"Tiro azul"? oO **FIM DE SPOILER*

As falhas como "Luc Besson sabe que não usamos apenas 10% do nosso cérebro.",não levei a sério;tantas vezes e até hoje essa porcentagem não tem consenso.Saber que o cérebro é usado bem menos do que poderia é mais importante que o número.Aliás,como em certo momento Lucy diz: "Sua teoria é rudimentar,mas está no caminho certo."Ou como Professor Samuel Norman fala (mais ou menos) que "Não é evolução,é REVOLUÇÃO".Comprei as atuações e a lógica interna para FICÇÃO Científica com certa poesia
e o show geral. **MEGA SPOILER DO FINAL* "Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" + O tempo como única unidade de medida me faz sentido interno na transcendênca de Lucy,a alegoria do afresco 'A Criação de Adão' etc... Contudo,deve ser isso exatamente o que lhe desagrada. **FIM DE MEGA SPOILER DO FINAL*

"Uma licença poética/científica com filme?" ;P


Tchau.[95]

Stella disse...

Pois é, Tabibito-san, é exatamente o final do filme que não me agrada, a "transformação" de Lucy não me convenceu. Mas, no geral, me agradou bastante. um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner