Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Separados mas Iguais

Separate but Equal * *
(1991) 192 min (14 anos) feito para TV

"Juro obediência à bandeira dos Estados Unidos da América e à República que ela representa. 
Uma nação indivisível com liberdade e justiça para todos"

EUA, condado de Clarendon, Carolina do Sul, 1950 - De pé, com o braço esquerdo erguido e a mão direita apoiada sobre o coração, os alunos do colégio estadual Scott's Branch renovavam diariamente o juramento de fidelidade à bandeira americana. Mas as crianças experimentam pouco dessa afirmação de liberdade e justiça para todos. Os alunos negros de Clarendon percorrem até 10 km para chegar à escola, e ainda comem a poeira dos 30 ônibus que levam as crianças brancas para outros colégios. O superintendente acha isso natural, já que os brancos pagam mais impostos. 

Mas o reverendo J. A. Delaine, diretor da escola, não concorda e contrata os serviços de um advogado para elaborar uma petição ao Conselho de Educação do condado, em nome do pai do aluno Harry Briggs Jr. O pedido é simples: solicitação de um ônibus escolar fornecido, operado e mantido pelo distrito escolar nº 26 de Clarendon. 

Diante do desinteresse das autoridades educacionais, Delaine recorre à NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) para levar o caso à Justiça.  O advogado Thurgood Marshall recorre até o caso chegar à Suprema Corte (1954). O governador do estado da Carolina do Sul contrata o famoso William B. Davis, o advogado dos advogados, para manter a situação em que cada estado decida o que fazer em suas escolas. Marshall não se intimida e invoca a 14ª Emenda para defender a inconstitucionalidade da segregação nos colégios americanos. Sete vezes a Suprema Corte negara esse pedido anteriormente. Tudo parecia perdido, mas o imponderável age de forma misteriosa. Com a morte do Chefe de Justiça, assume seu lugar na Suprema Corte o governador da Califórnia, o advogado Earl Warren, um homem sensível, dotado de habilidade política. O resto é História.

Além da força do tema e do fato de ser uma história baseada em fatos reais, "Separados, mas Iguais" traz um elenco apaixonado, liderado por Sidney Poitier e Burt Lancaster, em seu último desempenho nas telas. Em uma das cenas mais tocante do filme, crianças negras fazem um teste que comprova de que forma a segregação induz a uma baixa auto-estima. Mesmo se identificando como negras, todas escolheram bonecas brancas como as mais bonitas. A mini-serie traz muitas imagens de arquivos e é uma lição de historia que não deve perder quem se interessa pela luta pelos Direitos Humanos.

Curiosidade :
* Em novembro de 1990, pouco depois de encerradas as gravações, Burt Lancaster teve um forte derrame e ficou incapacitado pelos últimos 4 anos de sua vida. Pode-se dizer que encerrou com chave de ouro sua bela carreira.

* Em 1967, Thurgood Marshall, o advogado que era neto de escravos, tornou-se o primeiro juiz negro da Suprema Corte dos Estados Unidos.

Diretor: George Stevens Jr.
Roteiro: George Stevens Jr.
Musica: Carl Davis
Fotografia: Nicholas D, Knowland
Designer de Produção: Veronica Hadfield
Diretora de Arte: Gae S. Buckley (Livro de Eli)
Elenco: Sidney Poitier, Burt Lancaster, Gloria Foster, Richard Kiley, Cleavon Little, John McMartin, Ed Hall, Tommy Hollis, John Rothman, Lynne Thigpen, Graham Beckel
Distribuidora: Versatil Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

4 comentários:

bruno knott disse...

infelizmente assisti a muito poucos filmes estrelados pelo sidney poitier. este parece um daqueles imperdíveis. essa cena que você descreveu deve emocionar.

Stella disse...

Certamente não assisti todos os filmes de Sidney Poitier, Bruno, mas lembro de ter gostado de todos os que vi. Grande ator!

Unknown disse...

Tenho vários filmes com Sidney Poitier,mas o que mais mexeram comigo além deste, recomendo ao mestre com carinho dos anos 60 e no calor da noite dublado.

Stella disse...

Quem assistiu "Ao Mestre com Carinho" não esquece jamais a música e o filme! ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner