Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 27 de abril de 2008

Do Mundo Nada se Leva

You Can't Take it with You * * *
(1938) 126 min (Livre)



EUA - A estenógrafa Alice Sycamore está apaixonada pelo chefe, Tony Kirby. Tony é vice-presidente de uma poderosa companhia, de propriedade de seu ambicioso pai, Anthony P. Kirby. O empresário está envolvido num grande negócio e deseja comprar todas as casas numa quadra da cidade de Nova Iorque. Um último proprietário atrapalha seus planos e resiste a todas as ofertas. Quem é ele? Exatamente Martin Vanderhof, o avô de Alice.

Martin é o patriarca de uma excêntrica e numerosa família, especialista em colecionar amigos e alegria. Quando Tony pede a mão de Alice em casamento, a jovem preocupa-se com o encontro entre duas famílias tão diferentes e faz preparativos para que tudo saia bem. Mas Tony quer mostrá-los ao natural e decide antecipar a visita em um dia. Há o inevitável choque de classes e estilos de vida, depois que uma série de mal-entendidos arruina a noite. O casal Kirby esnoba os Sycamores e Alice termina com Tony.

Para complicar, a família recebe a visita de um fiscal da Receita Federal, ultrajado por jamais ter recebido uma declaração de renda do sr. Vanderhof. De um diálogo entre o avô Vanderhof e o sr. Kirby, sai o título do filme em inglês.

Martin Vanderhoff: "Maybe it'll stop you trying to be so desperate about making more money than you can ever use? You can't take it with you, Mr. Kirby. So what good is it? As near as I can see, the only thing you can take with you is the love of your friends." 

Esse é um dos meus filmes favoritos desde que me lembro. Sempre me senti bem no meio desta família maluca, onde cada um procura desenvolver seus interesses e acolher e agradar os outros. São felizes porque amam, criam e sabem trazer alegria aos amigos, vizinhos e todos os que encontram. Vivendo com pouco, aproveitam muito. Será que alguém resiste à mensagem desta história? Ainda pode ser comprado na Saraiva por R$ 44,90.


Curiosidades:
* "Do Mundo Nada se Leva" foi a primeira colaboração entre James Stewart e o diretor Frank Capra.

* Pouco antes das filmagens, Lionel Barrymore (que interpreta o avô Vanderhof) perdeu o uso das pernas devido à artrite. Para acomodá-lo, o roteiro foi alterado e o personagem ganhou uma perna quebrada. Lionel filmou de muletas e precisou tomar injeções de hora em hora para aliviar as dores.


Diretor: Frank Capra
Roteiro: Robert Riskin, baseado na peça de George Kaufman & Moss Hart
Música: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Joseph Walker
Elenco: James Stewart, Jean Arthur, Lionel Barrymore (conheça o tio-avô da Drew), Mischa Auer, Ann Miller, Donald Meek, Edward Arnold, Charles Lane, Edwin Maxwell
Distribuidora: Continental

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner