Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Esboços de Frank Gehry


Sketches of Frank Gehry * *
(2005) 83 min (Livre)

Este documentário oferece um pouco da vida e da obra do brilhante arquiteto Frank Gehry (ex-Goldberg). Nascido em 1929, no Canadá, Frank teve a sorte de contar com uma boa avó. Junto a ela, brincava de construir cidades e estradas com cubos de madeira. Aos 13 anos, gostava de desenhar junto do pai. Aos 16, assistiu uma conferência de Alvar Alto e decidiu fazer arquitetura. Quando começou o curso, vivia entre os artistas. Essa familiaridade ajudou-o a manter-se criativo num ambiente que costuma ser conservador.

Entre as obras do arquiteto, destacam-se o Walt Disney Concert Hall (em Los Angeles), o Museu Guggenheim em Balboa, o Museu Vitra (Alemanha), e o Centro Maggie para tratamento do câncer. Mesmo para quem não é entendido, torna-se claro que se trata de um grande artista. Respeitando os prédios vizinhos, a obra de Gehry dialoga com eles, lançando uma ponte para o futuro. E a gente quer ver mais, demorar o olhar para entender, desvendar os mistérios deste mago da arquitetura.

O filme traz conversas com membros de sua equipe, amigos, colegas de profissão, clientes e até seu psicanalista há 35 anos, Milton Wexler! Só o depoimento de um crítico não lança luz alguma sobre sua obra. Parece que contestou para não ser unânime. Mais elaborado poderia ter sido interessante.

Para os que apreciam arquitetura, este documentário é uma necessidade. Para os outros, pode ser uma curiosidade e um belo casamento entre música maravilhosa e lindas imagens.



Diretor: Sidney Pollack
Música: Sorman & Nystrom
Fotografia: Marcus Birsel, Ultan Guilfoyle, Sydney Pollack, Claudio Rocha, George Tiffin.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner