Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Jornada Pela Liberdade

Amazing Grace * *
(2006) 117 min (Livre)


Inglaterra - William Wilberforce (1759-1833) estudou na Universidade de Cambridge, onde tornou-se grande amigo de William Pitt, o Primeiro-Ministro mais jovem da Inglaterra. Wilberforce entrou aos 21 anos para a Casa dos Comuns. Trabalharam a vida inteira pelo fim da escravidão, aliados a um grupo de amigos: John Newton, ex-comerciante de escravos arrependido, Olaudah Equiano, ex-escravo e erudito escritor, entre outros. Com persistência, convenceram a sociedade britânica e ganharam o apoio dos parlamentares. Finalmente, em 1833, o Parlamento aprovou a lei que libertou todos os escravos no império britânico ( Slavery Abolition Act).

O abolicionista era um orador excepcional, sagaz, encantador e articulado. Casou-se com Barbara Spoone, sua alma-gêmea e admiradora, que o encorajou e confortou em todas as circunstâncias.

Convencido da importância da religião, moralidade e educação, Wilberforce lançou várias iniciativas sociais, incluindo a primeira sociedade bíblica, a primeira sociedade protetora dos animais, o primeiro movimento pela educação livre, reforma prisional, proteção contra o trabalho infantil e a primeira Galeria Nacional das Artes.

Wilberforce foi enterrado perto de William Pitt, na Abadia de Westminster.

Além do valor inequívoco da história, que merece ser conhecida e contada, "Jornada pela Liberdade" conta com um elenco impecável e uma fotografia gloriosa dos campos ingleses.

Diretor:
Michael Apted
Roteiro: Steven Knight
Música: David Arnold
Fotografia: Remi Adefarasin
Elenco: Ioan Gruffud, Benedict Cumberbatch, Albert Finney, Michael Gambon, Ciáran Hinds, Toby Jones



O título do filme em inglês vem da música criada por John Newton, mentor e amigo de Wilberforce. Esse é o hino mais reconhecido e gravado. Foi entoado pelos dois lados na Guerra Civil Americana. Cantado pelos Manifestantes dos Direitos Civis na tarde em que Martin Luther King partilhou seu sonho. Tocado quando Nelson Mandela foi libertado da prisão e quando o Muro de Berlim caiu.

"Amazing Grace"

Amazing grace, how sweet the sound
That sav’d a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.
’Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears reliev’d;
How precious did that grace appear,
The hour I first believ’d!
Thro’ many dangers, toils and snares,
I have already come;
’Tis grace has brought me safe thus far,
And grace will lead me home.
The Lord has promis’d good to me,
His word my hope secures;
He will my shield and portion be,
As long as life endures.
Yes, when this flesh and heart shall fail,
And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
A life of joy and peace.
The earth shall soon dissolve like snow,
The sun forbear to shine;
But God, who call’d me here below,
Will be forever mine.

John New­ton, Ol­ney Hymns (Lon­don: W. Ol­i­ver, 1779)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner