Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Casamento Grego

My Big Fat Greek Wedding * *
(2002) 95 min (Livre)



"O homem é a cabeça, mas a mulher é o pescoço, e ela vira a cabeça para onde quiser"

EUA - Que tal morar numa casa cuja fachada parece o Partenon, sustentada por colunas jônicas e corintias, com estátuas de deuses no jardim e a bandeira da Grécia pintada na porta da garagem? Esse é o lar de Gus e Maria Portokalos, proprietários do restaurante "Dancing Zorba's". Gus tem orgulho de suas raizes helênicas e encontra raízes gregas para qualquer palavra moderna. É um tanto machista e mal se dá conta das artimanhas de Maria. Mas a filha Toula não vê luz no fim do tunel. Sua família espera que se case com um grego, tenha filhos gregos e alimente as pessoas até morrer. Com 30 anos, trabalhando no restaurante dos pais, sentindo-se uma baranga encalhada, parece que só satisfará a 3ª exigência. E tudo o que deseja é fazer faculdade de informática e ser como as outras americanas. Com uma ajuda da habilidosa mãe, ela talvez realize esse sonho.

Mudando o penteado, trocando óculos por lentes de contato, usando vestidos mais femininos, largando o avental e trabalhando numa agência de turismo, Toula se sente mais feliz. Fica fácil encontrar o príncipe da sua vida. Embora Ian Miller não seja grego, o que é um pecado grave para Gus Portokalos, o amável professor parece um Apolo. Mas isso não significa nada para o pai de Toula, que se sente ofendido por Ian não ter pedido permissão para namorar a filha. Já o rapaz é filho único de pais WASP (white anglo-saxon protestant) que excedem em sobriedade e discrição. O amor sobreviverá ao choque cultural?

Nia Vardalos criou esse roteiro para um show de uma personagem, protagonizado por ela mesma e inspirado nas dificuldades que enfrentou com sua família, por querer se casar com um "xeno" (não-grego). Foi notada por Rita Wilson (na verdade Margarita Ibrahimoff, filha de grega com búlgaro), a mulher de Tom Hanks, que sugeriu ao ator a produção do filme. "Casamento Grego" é uma bela e divertida história sobre realização pessoal, relacionamento familiar, aceitação de si mesma e das diferenças. Ian Gomez, o marido real de Nia, interpreta Mike, o melhor amigo do noivo.



O filme se passa em Chicago, mas foi gravado no Canadá. A bela Igreja da cerimônia é um mix de outras duas. A fachada é da Holy Trinity Russian Orthodox Church. O belíssimo interior pertence à St. Nicholas Ukrainian Catholic Church da paróquia de Hamilton em Toronto, um espetáculo à parte. A foto abaixo dá apenas uma pálida idéia.


Igreja Católica Ucraniana de São Nicolau, em Hamilton, Ontario

Diretor: Joel Zwick
Roteiro: Nia Vardalos
Música: Alexandre Janko, Chris Wilson
Fotografia: Jeff Jur
Elenco: Nia Vardalos (Toula), John Corbett (Ian), Lainie Kazan (Maria), Michael Constantine (Gus), Louis Mandylor(Nick), Gia Carides (Nikki), Andrea Martin (a engraçada e convincente Tia Voula).
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner