Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Milagre em Santa Anna

Miracle at St. Anna
(2008) 153 min (12 anos)



Italia e EUA - Durante a 2ª Guerra Mundial, quatro soldados americanos, membros da 92ª Divisão "Buffalo Soldier", formada apenas por negros, ficam presos atrás das linhas inimigas. Separados de sua unidade, eles resgatam um garoto italiano e se dirigem a uma pequena vila da Toscana, que apoia a resistência aos nazistas. O menino Angelo está com febre, parece em estado de choque e só conversa com Arturo, um amigo invisível.

A história começa já em 1983, na América. Um senhor solitário assiste na TV um filme com John Wayne. O veterano murmura: "Nós também lutamos essa guerra." No dia seguinte ele está trabalhando no atendimento ao público, numa agência do Correio, quando faz algo surpreendente. Em 3 minutos o diretor consegue capturar nossa atenção e nos prender à poltrona.

Spike Lee inspira-se no massacre provocado pelos nazistas em St. Anna di Stazzema (12 de agosto de 1944), quando 560 habitantes do povoado - na maioria mulheres, crianças e idosos - foram assassinados e tiveram seus corpos queimados. O diretor aproveita para mostrar o preconceito que havia entre muitos americanos, que preferiam servir prisioneiros alemães do que soldados negros. Um dos personagens comenta que era tratado como igual na Europa e como inferior em sua própria pátria, onde esperavam que exercesse ofícios de pouco prestígio. Certamente houve enorme evolução em 6 décadas!

Diretor: Spike Lee
Roteiro: James McBride, baseado em seu romance de mesmo nome do filme
Música: Terence Blanchard
Fotografia: Matthew Libatique
Elenco: Laz Alonso, Derek Luke, Michael Ealy, Omar Benson Miller, Valentina Cervi, John Turturro, John Leguizamo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner