Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rio Congelado

Frozen River * *
(2008) 97 min (12 anos)



EUA - Coiote é o nome dado aos que conduzem imigrantes ilegais pelas fronteiras dos Estados Unidos. Lila Littlewolf é uma viuva que contrabandeia estrangeiros através da reserva Mohawk. Por isso os idosos da tribo não permitem que ela compre um carro com mala. Mas sua meta é juntar dinheiro para recuperar o filho de 1 ano que a sogra tomou para criar. Lila observa um jogador de Bingo pegar o ônibus, deixando para trás um carro verde no estacionamento. As chaves estão na ignição e a mala é automática, propícia para suas atividades.

Ao levar o veículo, a mohawk é seguida por Ray Eddy, esposa do proprietário viciado em jogo, que fugiu com a segunda parcela da prestação da casa pre-fabricada, na qual a familia sonhava passar o Natal. O encontro das duas mulheres leva a uma associação que não as orgulha. Elas querem conseguir seus objetivos e deixar para trás a vida de crime. Justamente na véspera do Natal, a dupla transporta um casal paquistanês. Depois de hesitar, temendo conduzir terroristas, Ray deixa o casal entrar no porta-malas e joga fora sua bagagem. Quando voltam para buscá-la são abordadas por um policial. A cada momento os perigos vividos em conjunto vão criando um vínculo entre as duas mães.

O "Rio Congelado" foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Artista para Melissa Leo, como Ray Eddy. Misty Upham ganhou (Lila Littlewolf) o prêmio de melhor coadjuvante no American Indian Film Festival. O cenário de Massena e o congelado Rio St. Lawrence são propícios a enfatizar a luta pela sobrevivência das duas mulheres. Só o amor aos filhos as conduz para diante. A diretora e roteirista Courtney Hunt criou uma bela obra do cinema americano independente e levou o prêmio do Grande Juri no Festival de Sundance.

Diretora: Courtney Hunt
Roteiro: Courtney Hunt
Música: Peter Golub, Shahzad Ali Ismaily
Fotografia: Reed Dawson Morano
Elenco: Melissa Leo, Misty Upham, Michael O'Keefe, Charlie McDermott, James Reilly.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner