Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 26 de julho de 2009

Entre os Muros da Escola

Entre les Murs *
(2007) 124 min (14 anos)



França, Paris - Para quem está acostumado com o professor-personagem que sabe tudo e não diz nada inconveniente, "Entre os Muros da Escola" pode ser um tanto desconcertante. François Marin ama sua profissão, é tão esforçado quanto seus colegas de trabalho e, eventualmente, perde a paciência e responde de forma inadequada a uma aluna impertinente. A turma de 7ª série do professor de francês é etnicamente variada, um desafio e também um estímulo para uma troca de experiências enriquecedora. Ainda que briguem entre si, os alunos são unidos quando se trata de defender os colegas em apuros.

A maioria dos adolescentes fala bastante durante a aula. François não se importa, ele quer que os jovens participem, exponham e fundamentem suas opiniões, tenham a chance de se educar. A conversa flui sobre assuntos variados, alguns se recusam a responder. Aprender a resolver os conflitos com respeito é especialmente educativo, para estudantes e professor.

O filme inspirou-se no livro de François Bégaudeau e suas experiências em classe. O autor interpreta François Marin e os alunos são atores sem experiência prévia. A direção segura de Laurent Cantet extrai um desempenho natural de todos. "Entre os Muros da Escola" ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes por unanimidade.

Diretor: Laurent Cantet
Roteiro: François Bégaudeau, Laurent Cantet, Robin Campillo, baseado no livro de François Bégaudeau
Fotografia: Pierre Milon
Elenco: François Bégaudeau, Boubacar Toure, Esmeralda Ouertane, Francq Keïta.

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme de espírito forte e irreverente. Um autêntico espelho da actual sociedade da Europa ocidental, onde a confluência de culturas é cada vez mais notória.

8/10.

Stella disse...

O cinema europeu tem retratado essa tendência, que nos parece tão distante, no Brasil. A imigração certamente não é nossa realidade atualmente. Pelo contrário, andamos exportando gente... ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner