Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gran Torino

Gran Torino * *
(2008) 116 min (14 anos)



EUA, Michigan - Veterano na Guerra da Coréia, Walt Kowalski está zangado com o mundo. Não entende a própria família, despreza os vizinhos, que não cuidam sequer do gramado de suas casas, e é rude com o Padre Janovich, jovem vigário de sua paróquia. Tendo perdido a esposa amada recentemente, Walt só está bem na companhia de Daisy, uma labradora já velha e gorducha. O bairro de Detroit em que mora está infestado de gangues de diferentes etnias, mas o americano de origem polonesa recusa-se a bater em retirada. Trabalhador aposentado da Ford, Walt é proprietário de um bem conservado Gran Torino Sport verde de 72, cobiçado por muitos.

Os preconceitos de Wally, como é chamado por Sue, sua simpática vizinha adolescente da etnia hmong, não o impedem de ser um bom homem, inimigo da injustiça e capaz de gestos de grandeza. O velho soldado assiste, perplexo, o amálgama cultural que se tornou sua amada América. E, deixando de lado a hostilidade, se torna protetor de Sue e seu irmão Thao.


Assisti o filme ao lado de um ateu convicto, fã do Clint, como eu. Meu companheiro vibrava com as piadinhas e o sarcasmo de Walt contra o padre católico, que se oferecia para ouvir a confissão do irreverente valentão de alma pesada. Aos poucos, os sorrisos do meu ateu favorito foram cessando, à medida em que fatos de vida e de morte aproximaram os dois homens na tela.

Clint Eastwood está intenso como ator, apesar dos 78 anos, e impecável como diretor. Espero que não seja seu último filme, mas, se fosse, estaria encerrando com chave de ouro. Quem já tiver assistido o filme, dê uma olhada no 1º comentário abaixo, em letras pequeninas, e depois diga se concorda com minha observação sobre a última cena. Quem não tiver visto, contenha a curiosidade!

Curiosidade:
* Os 'hmong' são montanheses do Laos, Tailandia e Vietnã que ajudaram o exército americano na luta contra os vietcongs e foram perseguidos pelo governo comunista ao final da guerra. Por isso, muitos emigraram para os Estados Unidos.
* Como não havia verdadeiros hmong nas listas do Sindicato de Atores, procuraram-se amadores nas comunidades de Detroit, Michigan; Saint Paul, Minnesota; e Fresno, California. Apenas Doua Moua (Spider) tinha experiência prévia.
* Clint Eastwood afirmou que este seria seu último filme como ator... :-(

Diretor: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk, baseado em história de Dave Johansson & Nick Schenk
Música: Kyle Eastwood, Michael Stevens
Fotografia: Tom Stern
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her, Brian Haley, Geraldine Hughes.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner