Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Don Camillo

Don Camillo *
Il Retorno di Don Camillo *

(O Retorno de Don Camillo)
(1952) 107 min (Livre) Preto e Branco
(1953) 115 min (Livre) Preto e Branco



Italia - Don Camillo Tarocci é pároco de uma cidade pequena do Norte da Itália, entre o rio Pó e os Apeninos. "A névoa é densa e congelante no inverno. No verão, um sol escaldante cai sobre o cérebro das pessoas e as irrita. Paixões políticas explodem com violência. Mas homens são sempre homens. O que acontece aqui, não acontece em nenhum outro lugar. Estamos no início do verão de 1946. Há alguns dias, houve a eleição do novo Conselho da Cidade. Os comunistas ganharam a maioria."

O prefeito Peppone - apelido do camarada Giuseppe Bottazzi - junto com Don Camillo, foi um dos partisans (resistência à dominação alemã) durante a segunda guerra. Antes companheiros, agora adversários, Peppone e Don Camillo só se unem em benefício da cidade. Dentro da Igreja, o pároco de punhos de aço e idéias marotas dialoga com o crucifixo no altar. Mais benevolente que o vigário, o Cristo intercede pelos comunistas quando querem batizar os filhos, tornando-os parte do rebanho de Deus.

Com a mesma alegria com que mergulhei no mundo de Don Camillo na adolescência, assisti agora aos filmes de Julien Duvivier. Podem ser adquiridos no 2001 Video e no Dvdworld ou alugados no Guimarães Vídeo, em Laranjeiras, RJ. São momentos de genuína diversão para toda a familia. Adoraria que lançassem também "Don Camillo e o nobre Peppone", "Don Camillo Monsenhor" e "O Camarada Don Camillo". É difícil separar-se de tais personagens.
Mais informações no site Mondo Guareschi .

Diretor: Julien Duvivier
Roteiro e diálogos: Julien Duvivier e René Barjavel, baseado nos livros de Giovanni Guareschi
Música: Alessandro Cicognini
Fotografia: Nicholas Hayer
Elenco: Fernandel, Gino Cervi, Vera Talchi, Sylvie, Charles Vissiere, Franco Interlenghi, Luciano Manara, voz off de Ruggero Ruggeri

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Liana Clara disse...

Sou fã de carteirinha de Dom Camillo!! Adorei esta sua lembrança. Agora só me falta encontrar o filme para alugar. Caso não encontre vou usar sua sugestão e comprá-lo no 2001-video. Muito obrigada pela dica.

Stella disse...

Patrícia: obrigada pelo comentário, você é uma pessoa gentil! :-) Na Estante Virtual ainda se encontram vários livros de Giovanni Guareschi. Uma boa oportunidade.

Liana: O DVD vem com 2 filmes. Para comprar é meio salgado. Sai R$ 44,90, se não me engano. Mas é o tipo da compra que vale a pena: 3h e 38 minutos de diversão saudável.

Liana Clara disse...

Stella, não resisti e comprei e espertamente darei a meu marido de presente de aniversário em novembro. Um bom presente que agradará ao casal.
Continue nos dando boas sugestões. Beijos

Stella disse...

Que bom Liana! Acho que os filhos também vão gostar do presente do pai. Depois me conta. Meus parabéns para ele. Um beijo,
s.

R. RAINHO disse...

Quem é amante de uma ótima comédia, como as de Don Camillo e Peppone, chega a se emocionar quando sugere tais filmes aos amigos. Aliás, boas comédias tornaram-se raríssimos de algumas décadas para cá.
Um abraço fraterno
RICARDO RAINHO

Stella disse...

Verdade, Ricardo, são raras as comédias inocentes e engraçadas. Quem filmasse agora as aventuras de Don Camillo e Peppone estaria fazendo um bom serviço à humanidade.

Stella disse...

A distribuidora "Classica" lançou dois novos DVDs: Dom Camillo... Monsenhor e A Grande Briga de Don Camillo. Seria ótimo se os filmes não fossem DUBLADOS em FRANCÊS! Isso não se faz, é mutilação da obra! Achei tão revoltante que não consegui ver até o fim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner