Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Homem Elefante

The Elephant Man * * *
(1980) 123 min (16 anos)



"Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano! Eu sou um homem"

Inglaterra - Neste período de escassos lançamentos nas locadoras, foi preciso buscar o premiado longa metragem que David Lynch dirigiu 29 anos atrás, baseado nos manuscritos do dr. Frederick Treves. O médico relata a história de Joseph Carey Merrick (1862-1890), portador de uma doença congênita grave que lhe deformava especialmente o lado direito do crânio e do corpo. Hoje em dia supõe-se que sofresse tanto de neurofibromatose como de síndrome de Proteus. A família acreditava que sua aparência devia-se ao susto que Mary Jane Merrick levou com um elefante, quando estava grávida de Joseph.

O cirurgião inglês descobriu Merrick em um circo de aberrações e o internou no hospital de Londres. Além da aparência disforme, o rapaz de maneiras afáveis apresentava uma grave bronquite e não viveu muito. Mas teve o prazer de fazer verdadeiros amigos que se interessavam por seu bem estar. Entre eles, a rainha Vitória.

"O Homem Elefante" permanece um esplêndido exemplo de filme de arte que emociona, interessa, prende a atenção ainda hoje. São impecáveis a direção de David Lynch e o elenco notável. Foi com saudade que revi John Gielgud (dr. Carr Gomm) e Wendy Hiller (enfermeira Mothershead), dois dos mais talentosos artistas ingleses no palco e na tela. O roteiro ressalta o comportamento monstruoso das pessoas que condescendem com seus vícios e caprichos egoístas. A vontade de ser bons, ao contrário, nos faz mais humanos.


Sir John Gielgud e Dame Wendy Hiller

Curiosidades:

* Frederick William Treves, o artista que interpreta Alderman, é sobrinho neto do dr. Treves.
* Foram necessárias 7 horas de maquiagem para transformar John Hurt em J. Merrick. Por causa do estresse na preparação, ele trabalhou em dias alternados, de 5:00 às 22:00.
* As últimas linhas do roteiro, faladas pela mãe de Merrick, são do poema de Tennyson, "Nothing Will Die."
* A interpretação de Anthony Hopkins como o bom médico inspirou Jonathan Demme a escolhê-lo como o perverso e sofisticado Hannibal Lecter, de "Silêncio dos Inocentes".

Diretor: David Lynch
Roteiro: Christopher De Vore & Eric Bergren & David Lynch, baseado nos livros "The Elephant Man and Other Reminiscences" (Sir Frederic Treves) e "The Elephant Man: A Study in Human Dignity" (Ashley Montagu)
Música: John Morris
Fotografia: Freddie Francis
Elenco: John Hurt, Anthony Hopkins, Sir John Gielgud, Anne Bancroft, Wendy Hiller, Freddie Jones, Michael Elphick, Frederick William Treves

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner