Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Código de Conduta

Law Abiding Citizen
(2009) 108 min (16 anos)



EUA - Clyde Shelton mora na Filadélfia com a mulher e uma filha pequena. Enquanto a menina faz pulseiras de contas para os pais, o inventor trabalha, soldando uma placa eletrônica. Alguém bate à porta da casa. É o perigo chamando.

O engenheiro testemunha sua família ser destruída com requintes de crueldade. Clyde sobrevive e espera que a justiça seja feita. O que ele não contava era que o promotor Nick Rice fizesse um acordo com um dos criminosos. Rice tem orgulho de seu trabalho e não quer arriscar o índice de 96% de condenações. Em 3 anos o assassino é libertado, graças à delação premiada.

Esposo e pai dedicado, Clyde era um cidadão exemplar, cumpridor da lei, como menciona o título original de "Código de Conduta". Dez anos depois dos assassinatos, ele reaparece como um vingador violento, metódico e implacável.

Não é por acaso que predominam os tons azuis e frios na fotografia do filme. Clyde não espera mais nada da vida, além da punição absoluta dos envolvidos no processo que libertou Clarence Darby. Pagar pelos erros, tudo bem. Tortura e assassinato dos culpados, não, mesmo que o responsável seja um protagonista sofrido e charmoso, como Gerard Butler!

Aliás, com exceção da mencionada cena de abertura, há pouca empatia com qualquer dos personagens. Creio que o roteiro não permitiu, pois o elenco é de gente competente. O filme prende a atenção, mantém o suspense, mas não deixa boa lembrança. A sensação que fica é amarga. Sabor de vingança?

Diretor: F. Gary Gray
Roteiro: Kurt Wimmer
Música: Brian Tyler
Fotografia: Jonathan Sela
Elenco: Gerard Butler, Jamie Foxx, Colm Meaney, Bruce McGill, Viola Davis, Gregory Itzin, Leslie Bibb, Christian Stolte, Annie Corley, Josh Stewart

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner