Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Faces da Verdade

Nothing but the Truth *
(2008) 106 min (16 anos)



"Qual a natureza de um governo quando não tem medo de prestar contas?"

EUA - Quando um político desvia dinheiro dos cofres públicos, se um juiz vende uma sentença, ou um governante mente, e recebe suborno para tomar uma decisão, quem pode detê-los? A imprensa livre garante a democracia. E preservar o sigilo das fontes que fazem as denúncias, é vital para uma sociedade que anseia por liberdade.

A colunista política Rachel Armstrong revela que o presidente americano ignorou o parecer de uma especialista, quandou ordenou um ataque à Venezuela. Mas, por ter revelado a identidade da agente secreta Erica Van Doren, a repórter pode acabar na cadeia. A jornalista tem muito a perder ao proteger a identidade de seu informante. Formada em boas escolas, vestindo-se nas melhores lojas de Washington, leva uma vida feliz ao lado do marido Ray e do filho Timmy, de quem é mãe amorosa e dedicada, apesar do trabalho absorvente no jornal "Capitol Sun-Times".

Segurança nacional ou Primeira Emenda? O elegante e famoso advogado contratado pelo jornal conseguirá manter a repórter fora da cadeia? Será Rachel capaz de defender seus princípios e resistir à pressão do ardiloso promotor? Para complicar sua situação, a filha de Erica Van Doren é colega de classe de Timmy.

Por problemas do distribuidor americano, "Faces da Verdade" teve uma carreira curta nos EUA. Devido ao tema e qualidade de toda produção, merece ser mais divulgado.

Curiosidades:
* O filme inspirou-se no caso da jornalista Judith Miller, repórter do New York Times, que passou 85 dias na prisão por encobrir sua fonte no caso Valerie Plame.

* Na cena de Erica no polígrafo, é um técnico verdadeiro quem aplica o teste. Terminada a cena, ele contou ao diretor Rod Lurie que Vera Farmiga enganou a máquina, ao afirmar que era Erica Van Doren. O polígrafo acreditou.

* A Primeira Emenda da Constituição americana é parte da Declaração de Direitos dos Estados Unidos. Impede o Congresso de infringir seis direitos fundamentais, entre eles o de limitar a liberdade de imprensa.

* De acordo com o crítico Roger Ebert, Matt Dillon interpretou o promotor Patton Dubois como se ele fosse o "mocinho" em vez do antagonista.

Diretor: Rod Lurie
Roteiro: Rod Lurie
Música: Larry Groupé
Fotografia: Alik Sakharov
Elenco: Kate Beckinsale, Vera Farmiga, Matt Dillon, Alan Alda, David Schwimmer, Noah Wyle, Preston Bailey, Angela Bassett, Floyd Abrams, Krysten Bough, Angelica Torn

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner