Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Faces da Verdade

Nothing but the Truth *
(2008) 106 min (16 anos)



"Qual a natureza de um governo quando não tem medo de prestar contas?"

EUA - Quando um político desvia dinheiro dos cofres públicos, se um juiz vende uma sentença, ou um governante mente, e recebe suborno para tomar uma decisão, quem pode detê-los? A imprensa livre garante a democracia. E preservar o sigilo das fontes que fazem as denúncias, é vital para uma sociedade que anseia por liberdade.

A colunista política Rachel Armstrong revela que o presidente americano ignorou o parecer de uma especialista, quandou ordenou um ataque à Venezuela. Mas, por ter revelado a identidade da agente secreta Erica Van Doren, a repórter pode acabar na cadeia. A jornalista tem muito a perder ao proteger a identidade de seu informante. Formada em boas escolas, vestindo-se nas melhores lojas de Washington, leva uma vida feliz ao lado do marido Ray e do filho Timmy, de quem é mãe amorosa e dedicada, apesar do trabalho absorvente no jornal "Capitol Sun-Times".

Segurança nacional ou Primeira Emenda? O elegante e famoso advogado contratado pelo jornal conseguirá manter a repórter fora da cadeia? Será Rachel capaz de defender seus princípios e resistir à pressão do ardiloso promotor? Para complicar sua situação, a filha de Erica Van Doren é colega de classe de Timmy.

Por problemas do distribuidor americano, "Faces da Verdade" teve uma carreira curta nos EUA. Devido ao tema e qualidade de toda produção, merece ser mais divulgado.

Curiosidades:
* O filme inspirou-se no caso da jornalista Judith Miller, repórter do New York Times, que passou 85 dias na prisão por encobrir sua fonte no caso Valerie Plame.

* Na cena de Erica no polígrafo, é um técnico verdadeiro quem aplica o teste. Terminada a cena, ele contou ao diretor Rod Lurie que Vera Farmiga enganou a máquina, ao afirmar que era Erica Van Doren. O polígrafo acreditou.

* A Primeira Emenda da Constituição americana é parte da Declaração de Direitos dos Estados Unidos. Impede o Congresso de infringir seis direitos fundamentais, entre eles o de limitar a liberdade de imprensa.

* De acordo com o crítico Roger Ebert, Matt Dillon interpretou o promotor Patton Dubois como se ele fosse o "mocinho" em vez do antagonista.

Diretor: Rod Lurie
Roteiro: Rod Lurie
Música: Larry Groupé
Fotografia: Alik Sakharov
Elenco: Kate Beckinsale, Vera Farmiga, Matt Dillon, Alan Alda, David Schwimmer, Noah Wyle, Preston Bailey, Angela Bassett, Floyd Abrams, Krysten Bough, Angelica Torn
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner