Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bastardos Inglórios

Inglourious Basterds * *
(2009) 153 min (18 anos)

França, Alemanha, 1941 - Rodeada de árvores e pastos verdes, uma casinha de madeira se destaca. Dentro, o ambiente é simples e acolhedor: um relógio antigo, uma cristaleira onde se exibe a porcelana branca, janelas abertas emoldurando o campo. A fazenda de gado leiteiro parece o paraíso sobre a terra, compondo uma paisagem de faroeste americano. E é o paraíso, mas no interior da França, até que as botas do coronel Hans Landa pisem a grama e entrem no chalé. O oficial da SS interroga Perrier LaPadite, o dono da casa, sobre o paradeiro de uma família de judeus. De um esconderijo, Shosanna Dreyfus a tudo assiste.



Um grupo de 8 guerrilheiros judeus dirige-se à França para matar, de forma violenta, o maior número possível de nazistas. A idéia é disseminar o terror entre as tropas do Terceiro Reich. Liderando os "Basterds", o tenente Aldo Raine incita seus soldados a escalpelar e golpear o inimigo com um bastão.

"Bastardos Inglórios" é um filme violento, não há dúvida. Mas é também uma das poucas obras imperdíveis de 2009, pelas belas imagens, ótimos atores e trilha sonora, diálogos temperados de humor. Tarantino levou mais de 10 anos para terminar o roteiro. O maior destaque no elenco é Christoph Waltz, como o irônico Hans Landa. Tarantino decidira só realizar o filme se encontrasse um ator fluente em alemão, inglês, francês e italiano. Waltz foi a feliz resposta a suas preces e, em poucos minutos, torna-se odioso, engraçado, temido, a nossos olhos. Na vida real, o ator austríaco, premiado nos festivais de Cannes e Chicago, tem um filho que é rabino.

Além de roupas e ambientes elegantemente decorados, como o cinema "Le Gamaar", Tarantino se esmera nos detalhes. Num restaurante, Shosanna-Emanuelle saboreia o mais apetitoso apflestrudel jamais visto nas telas do cinema: uma crosta fina, polvilhada de açúcar de confeiteiro, contem o recheio generoso de maçã e passas, acompanhando uma boa porção de creme chantilly. Que fome!

A trilha sonora usa uma variedade de gêneros musicais, incluindo western spaghetti, algumas músicas de Ennio Morricone, e o tema criado por David Bowie para "Cat People". Na abertura dos créditos toca "The Green Leaves of Summer", uma composição de Dimitri Tiomkin e Paul Francis Webster para o filme de 1960, "O Álamo". (Wikipedia)

Curiosidades:
* O cachimbo que Hans Landa fuma na fazenda de LaPadite é um
Calabash Meerschaum, conhecido como o cachimbo de Sherlock Holmes. O coronel não se considerava um "caçador de judeus", mas um detetive que procurava pessoas.

* "Bastardos Inglórios" foi filmado na Alemanha (Saxônia, Brandemburgo, Berlim) e em Paris.

Christoph Waltz

Diretor: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Robert Richardson
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Diane Kruger, Eli Roth, Til Schweiger, Mike Myers, Julie Dreyfus, Rod Taylor, Michael Fassbinder, Daniel Bruhl
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner