Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bastardos Inglórios

Inglourious Basterds * *
(2009) 153 min (18 anos)

França, Alemanha, 1941 - Rodeada de árvores e pastos verdes, uma casinha de madeira se destaca. Dentro, o ambiente é simples e acolhedor: um relógio antigo, uma cristaleira onde se exibe a porcelana branca, janelas abertas emoldurando o campo. A fazenda de gado leiteiro parece o paraíso sobre a terra, compondo uma paisagem de faroeste americano. E é o paraíso, mas no interior da França, até que as botas do coronel Hans Landa pisem a grama e entrem no chalé. O oficial da SS interroga Perrier LaPadite, o dono da casa, sobre o paradeiro de uma família de judeus. De um esconderijo, Shosanna Dreyfus a tudo assiste.



Um grupo de 8 guerrilheiros judeus dirige-se à França para matar, de forma violenta, o maior número possível de nazistas. A idéia é disseminar o terror entre as tropas do Terceiro Reich. Liderando os "Basterds", o tenente Aldo Raine incita seus soldados a escalpelar e golpear o inimigo com um bastão.

"Bastardos Inglórios" é um filme violento, não há dúvida. Mas é também uma das poucas obras imperdíveis de 2009, pelas belas imagens, ótimos atores e trilha sonora, diálogos temperados de humor. Tarantino levou mais de 10 anos para terminar o roteiro. O maior destaque no elenco é Christoph Waltz, como o irônico Hans Landa. Tarantino decidira só realizar o filme se encontrasse um ator fluente em alemão, inglês, francês e italiano. Waltz foi a feliz resposta a suas preces e, em poucos minutos, torna-se odioso, engraçado, temido, a nossos olhos. Na vida real, o ator austríaco, premiado nos festivais de Cannes e Chicago, tem um filho que é rabino.

Além de roupas e ambientes elegantemente decorados, como o cinema "Le Gamaar", Tarantino se esmera nos detalhes. Num restaurante, Shosanna-Emanuelle saboreia o mais apetitoso apflestrudel jamais visto nas telas do cinema: uma crosta fina, polvilhada de açúcar de confeiteiro, contem o recheio generoso de maçã e passas, acompanhando uma boa porção de creme chantilly. Que fome!

A trilha sonora usa uma variedade de gêneros musicais, incluindo western spaghetti, algumas músicas de Ennio Morricone, e o tema criado por David Bowie para "Cat People". Na abertura dos créditos toca "The Green Leaves of Summer", uma composição de Dimitri Tiomkin e Paul Francis Webster para o filme de 1960, "O Álamo". (Wikipedia)

Curiosidades:
* O cachimbo que Hans Landa fuma na fazenda de LaPadite é um
Calabash Meerschaum, conhecido como o cachimbo de Sherlock Holmes. O coronel não se considerava um "caçador de judeus", mas um detetive que procurava pessoas.

* "Bastardos Inglórios" foi filmado na Alemanha (Saxônia, Brandemburgo, Berlim) e em Paris.

Christoph Waltz

Diretor: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Robert Richardson
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Diane Kruger, Eli Roth, Til Schweiger, Mike Myers, Julie Dreyfus, Rod Taylor, Michael Fassbinder, Daniel Bruhl

2 comentários:

Rafael Carneiro disse...

Oi Stella. Gostei de como vc apresenta a atenção de Tarantino para os detalhes. A cena em que o coronel pega o seu cachimbo um tanto suntuoso, em contraste com o cachimbo simplório do fazendário, é muito boa. Um momento tenso, mas com um humor insuspeito.

Sobre aquele doce, eu não conhecia aquela sobremesa, mas tb é uma cena que não me sai da memória. Aqueles closes exagerados no prato e no saborear dos atores repetem mais uma vez a tensão e o humor típicos do diretor.

Eu gosto muito desse filme, hehe. A minha cena preferida é a do coronel Hans Landa falando o seu italiano fluente para os bastardos, rsrs...

Abraços!

Stella disse...

Tem razão Rafael, naquele instante já fica patente, apesar dos modos afáveis do coronel, a submissão de LaPadite. Um com roupas surradas de trabalho, o outro com uniforme militar e cachimbo vistoso. É um filmaço! Um abraço,
s.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner