Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Orgulho e Preconceito

Pride and Prejudice * * *
(1995) 300 min (Livre) minissérie da BBC

the digital machine
Inglaterra - Dois cavaleiros galopam pelo campo até avistarem uma bela mansão no centro de um amplo gramado. Param suas montarias e avaliam a propriedade. Darcy dá sua aprovação ao amigo Charles Bingley e ambos retornam em disparada. Logo chega às famílias da vizinhança a notícia de que Netherfield Park será ocupada por um homem solteiro com 5.000 libras de renda anual - o que deixa as mães casamenteiras em polvorosa. A senhora Bennet é a mais entusiasmada, pois tem 5 filhas para casar: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. A exuberante senhora insiste com o marido para que visite o novo vizinho, mas o senhor Bennet se nega, ele gosta de implicar com a afetada esposa. Das mulheres da família, Bennet só admira as filhas mais velhas, Jane e Lizzy.

Assim que Charles Bingley e Jane se encontram, sentem-se atraídos um pelo outro. São duas naturezas amáveis, simples e bondosas, verdadeiras almas gêmeas.  Mas Darcy tenta afastar o jovem casal porque desaprova a imprudência da senhora Bennet e de suas filhas mais moças. Elizabeth apressa-se em fazer um julgamento desfavorável do jovem aristocrata, ressente-se do seu comportamento altivo e não o perdoa por ter impedido a felicidade da meiga Jane. Acontecimentos imprevistos posteriores levam a moça a reconsiderar sua visão preconceituosa de Darcy. 

Benjamin Whitrow (Mr. Bennett - 1995)
Nessa antiga adaptação do romance mais lido da língua inglesa, há ritmo, entusiasmo e os personagens apresentam-se exatamente da maneira como sempre os imaginei. Apesar dos muitos acertos da outra versão de Orgulho e Preconceito (2005), não consegui aceitar o que Keira Knightley fez com minha heroína favorita. Transformou a reflexiva Elizabeth numa jovem saltitante e espevitada. Donald Sutherland criou um personagem risonho e conciliador que difere muito do Mr. Bennet original. Já Benjamin Whitrow, nessa minissérie da BBC (1995), interpretou um Mr. Bennet mais irônico, um crítico das tolices alheias, como Austen o concebeu. Como última observação: Jane Austen jamais escreveu uma cena da qual participassem apenas homens, pois não era essa sua experiência de vida. A cavalgada inicial na versão de 1995, com Bingley e Darcy, foi uma contribuição audaciosa do roteirista Andrew Davies. No conjunto, essa versão permanece como a mais fiel ao livro de Jane.
Lydia, Lizzie, Jane, Mary, Kitty

Curiosidade:
* Anna Chancellor, que interpreta Miss Bingley, é parente de Jane Austen. Descende diretamente do seu irmão mais velho, Edward Austen. (imdb)

Diretor: Simon Langton
Roteiro: Andrew Davies, baseado no livro de Jane Austen "Orgulho e Preconceito"
Musica: Carl Davis
Fotografia: John Kenway
Elenco: Colin Firth, Jennifer Ehle, Susannah Harker, Julia Sawalha, Alison Steadman, Benjamin Whitrow, Crispin Bonham-Carter, Polly Maberly, Lucy Briers, Anna Chancellor, Adrian Lukis, David Bamber, Lucy Scott, Barbara Leigh-Hunt, Emilia Fox
Distribuidora: Logon

2 comentários:

bruno knott disse...

não é exatamente o meu tipo de filme mas não é que gostei bastante?

até cogitei ler o livro algum dia, inclusive a versão zumbi! hehe

Stella disse...

Bruno, não tenho dúvida de que você gostaria da versão zumbi! Essa eu não vi. :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner