Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Artista

The Artist * *
(2011) 100 min (12 anos) Preto e Branco

EUA, Hollywood - Em 1927, nos dias do cinema mudo, o bem-humorado George Valentin era o artista principal dos estúdios Kinograph. Morava numa luxuosa mansão e vivia confortavelmente, embora isso não satisfizesse a esposa Doris. Adorado pelas fãs, a marca registrada de Valentin nas telas eram o sorriso simpático, o bigodinho fino e a parceria com um cão da raça Jack Russell Terrier. Atencioso com todos, George ajuda uma de suas fãs que almejava o estrelato. Mas o artista rejeita a novidade do som no cinema e cai no ostracismo. Passa a viver numa casinha modesta, onde é acompanhado pelo fiel motorista Clifton e o cão terrier. A bebida e o orgulho impedem Valentin de encontrar novos caminhos.

O Artista é feito à moda dos filmes mudos antigos onde a imagem precisava ser expressiva a ponto de prescindir ao máximo das explicações escritas. A narrativa segue uma ordem cronológica e é mais uma homenagem à história do cinema.  Bons artistas, bela fotografia no formato 4:3 e direção de arte caprichada. Ganhou 5 Oscars, além de 108 outros prêmios. Estou curiosa para saber se meu velho pai gostará deste filme. Ele é um defensor ardoroso do cinema antigo e, sempre que pode, afirma que era muito superior ao atual. Discordo, é claro. Houve filmes excepcionais no passado, mas não ficamos atrás atualmente. Espero que O Artista conte pontos para o meu lado!

Curiosidades:
* A primeira palavra falada no filme é "Corta", enquanto a última é "Ação!"
* O nome George Valentin é uma referência a Rodolfo Valentino, ídolo do cinema mudo que fazia caras e bocas para sugerir as emoções do personagem. A figura de George também inspirou-se no ator Douglas Fairbanks.
Diretor: Michel Hazanavicius
Roteiro: Michel Hazanavicius
Musica: Ludovic Bource
Fotografia: Guillaume Schiffman
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, James Cromwell, Penelope Ann Miller, Missi Pyle, Malcolm McDowell, Basil Hoffman
Distribuidora: Paris Filmes
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner