Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 14 de julho de 2012

A Separação

A Separation * *
Jodaeiye Nader az Simin
(2011) 123 min (12 anos)

Irã (antiga Pérsia), Teerã - Casados há 14 anos, Simin e Nader comparecem frente ao juiz para decidir sobre seu divórcio. A esposa deseja mudar-se para algum país europeu, onde acredita que a filha de 11 anos terá mais oportunidades de desenvolvimento. O marido quer permanecer para cuidar do pai que sofre de Alzheimer. "Teu pai não te reconhece!", observa Simin. "Mas eu o conheço", responde Nader. Esse argumento leva o magistrado a encerrar a audiência. Inconformada, Simin decide sair de casa, para forçar uma solução. A filha única do casal, Termeh, embora goste da mãe, prefere ficar com o pai, pensando que assim facilitaria a reconciliação do casal. Então torna-se necessário contratar uma pessoa para cuidar do avô. Razieh, a mulher que se oferece para o trabalho, esconde do próprio esposo, Hodjat, que precisará atender um homem doente sem a presença da dona da casa. Hodjat está desempregado, tem um temperamento impulsivo e violento.

O pai de Nader não sabia o nome do filho, mas tinha um forte vínculo com Simin e se lembrava do nome dela. A partida da nora teve um efeito negativo nos hábitos do idoso. Deste momento em diante os fatos se precipitam e complicam a vida de todos os envolvidos. São pessoas decentes, com virtudes e defeitos, que se enredam numa teia de orgulhos e dissimulações, pois, para um persa, "perder a face" é insuportável. A narrativa apresenta as motivações de cada um de tal jeito que soa imparcial,  colocando-nos na posição de juízes nessa difícil tarefa de distribuir justiça.

Um filme forte, envolvente, que se desenvolve com engenhosa naturalidade graças a um roteiro e direção impecáveis, aliados a um bom elenco de profissionais. A Separação ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além de outros 55 merecidos prêmios, mas eu surrupiei a terceira estrelinha (nota DEZ) por achar desnecessário o final em aberto. Será que fui muito severa? Wikipedia revela em detalhes a história toda. Ótimas críticas podem ser lidas nos blogs Moviola Digital, de Rafael Carvalho, e Raining Frogs, de Wanderley Teixeira.

Sarina Farhadi e Kimia Hosseini
Curiosidade:
* Sarina Farhadi, que interpreta Termeh, é filha do diretor Asghar Farhadi. Tanto Sarina quanto Kimia Hosseini, que interpreta Somayeh, a filha de Raziej e Hodjat, estão encantadoras e naturais em sua estréia no cinema.

* A filmagem foi interrompida por 10 dias pelo Ministério da Cultura e Orientação Islâmica do Irã, depois que Asghar Farhadi fez um discurso em apoio aos cineastas iranianos. Alguns diretores estavam sendo impedidos de filmar e Jafar Panahi (O Balão Branco) foi aprisionado.

Diretor: Asghar Farhadi
Roteiro: Asghar Farhadi
Musica: Sattar Oraki
Fotografia: Mahmoud Kalari
Elenco: Leila Hatami, Peyman Moadi, Sareh Bayat, Shahab Hosseini, Sarina Farhadi, Kimia Hosseini, Ali-Asghar Shahbazi, Merila Zare'i, Babak Karimi, Shirin Yazdanbakhsh
Distribuidora: Imovision
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner