Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Estrada

The Road *
(2009) 111 min (16 anos)



EUA - Um grande fogo carbonizou a vegetação na Terra, matou gentes e bichos e deixou os sobreviventes espalhados, desconfiados dos semelhantes. Na falta de comida e lei, homens bons são os que não comem, ou roubam, os outros. Como distingui-los? Essa questão se coloca a um pai enfraquecido que leva o filho em direção ao sul, esperando encontrar mais vida e grupos de pessoas dispostas a se organizarem para a reconstrução da sociedade humana.

Da Terra não se vê o céu, apenas nuvens cinzentas de onde cai chuva abundante. As casas foram destruídas e abandonadas. Caminhando em direção ao mar, pai e filho encontram todo tipo de pessoas. Maltrapilhos, carregam alguns objetos e um revólver com poucas balas, para não serem capturados vivos pelos canibais. Se alimentam de insetos e do que encontram pelo caminho. O menino chora algumas vezes, o pai sonha colorido com épocas mais felizes, antes do grande fogo, quando a esposa ainda estava com eles. Dificilmente um filme pode ser mais sombrio do que esse!

Precisei de alguns dias para fazer a postagem no blog. Depois de casar uma filha, emocionar-me com a cerimônia e a alegria dos noivos, amigos e parentes, foi difícil encarar esse clima de tragédia. Casamento é esperança, e "A Estrada" é a imagem da desolação. Mas realça os resquícios de dignidade humana e a sobrevivência do amor. É o que explica de onde brota a força desse pai tão magro e combalido. A história é forte, interessante, e o filme muito bem elaborado.

Curiosidades:
* Kodi Smith-McPhee ganhou o papel de menino devido a um ótimo teste e sua semelhança com Charlize Theron, escolhida como a Mãe.

* Viggo Mortensen e Kodi Smith-McPhee contaram ter comido grilos para ajudá-los a entrar nos personagens. Espero que tenham sido bem pagos!

Diretor: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall, baseado no livro de Cormac McCarthy
Música: Nick Cave, Warren Ellis
Fotografia: Javier Aquirresarobe
Elenco: Viggo Mortensen, Kodi Smith-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Molly Parker, Michael Kenneth Williams, Garret Dillahunt

6 comentários:

Dora disse...

Vi no cinema e gostei muito!

Stella disse...

Dora, desconfio que eu gostaria ainda mais se tivesse visto no cinema. Há cenas impressionantes.

Bruno Cunha disse...

É um filme espectacular com uma bela fábula.


Abraço
Cinema as my World

Stella disse...

Bruno, o mais espetacular, para mim, é alguém manter a esperança vivendo com tanto medo e fome.

bruno knott disse...

Gostei muito do filme. Não ficou devendo muita coisa ao livro do Cormac McCharty.

Provavelmente, trata-se mesmo de um dos filmes mais sombrios dos últimos tempos.

O Viggo Mortensen mais uma vez entrega um trabalho visceral. Não entendo como ele foi esquecido pelas premiações dessa vez.


Fiz um post sobre outro filme com essa mesma temática, ainda que bem menos sombrio: http://intratecal.wordpress.com/2010/07/24/virus-2009/

Abraços!

Stella disse...

Já estava na hora de darem um Oscar para o Viggo Mortensen. Li o post, adorei e já encomendei o filme. Mal posso esperar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner