Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eu Não Tenho Medo

Io Non Ho Paura * *
(2003) 108 min (10 anos)



"Vocês, aranhas peludas; vocês, verbascos, lesmas gosmentas e cobras-de-vidro cegas, fiquem longe das nossas crianças.
Vocês, animais noturnos, amantes da escuridão, vocês, que não dormem senão de manhã, velem o sono deste menino."


Sul da Italia, 1978 - De um buraco sob o solo, vêem-se terra, pedras, raízes. Um piano dedilhado acompanha o som do gotejar de água e o passar do vento. A imagem sobe, focalizando um corvo negro, pousado num galho seco. O dia está ensolarado, a ave voa e crianças correm num campo dourado do interior da Itália. Parece que voam sobre o trigo, alegres, despreocupadas, mas sentimentos cruéis já se insinuam entre elas. Na implicância do líder com a menina gorda, insinua-se o prazer de humilhar e desconsiderar os sentimentos alheios. Começa cedo o desligamento dos semelhantes e a falta de empatia.

Mas Michele é diferente, ele se importa. Acostumado a cuidar da irmã caçula, o menino de 10 anos é daqueles que protege. Num dia de verão, quando voltava a um lugar de brincadeiras para procurar os óculos da irmã, percebe uma folha de latão no solo. Levantando a lâmina de metal com cuidado, vê um buraco escuro e faz uma descoberta impressionante. Em casa, o pai retornou para passar uns dias com a mulher e o casal de filhos. Michele prefere guardar segredo da sua descoberta.

Revi "Eu Não Tenho Medo" como dever de casa da aula de italiano. A professora Aline passou as férias na Europa e nos deixou exercícios, filmes e livros para mantermos contato com a língua estrangeira. Foi uma agradabilíssima surpresa cumprir essa obrigação. O filme de Gabriele Salvatores é belo, emocionante, ligando imagens de aves, insetos e outros animais do campo à vida das crianças, que ainda se encontram distantes do mundo dos adultos. Para contar a história pelo olhar de Michele, a câmera se posiciona na altura dos pequenos e nos atinge direto o coração.

O DVD talvez não esteja disponível em todas as locadoras, tratando-se de um lançamento mais antigo, mas vale a pena procurar. Ainda pode ser comprado nas Lojas Americanas por R$ 32,90 e por R$ 29,90 no DVDWorld.



Diretor:
Gabriele Salvatores
Roteiro: Niccolò Ammaniti e Francesca Marciano, baseado no livro de Niccolò Ammaniti, publicado em 2001
Música: Peppo Scherman e Ezio Bosso
Fotografia: Italo Petriccione
Edição: Massimo Fiocchi
Som Direto: Mauro Lazzaro
Montagem de Som: Daniela Bassani
Elenco: Giuseppe Cristiano (Michele), Mattia di Pierro (Filippo), Giulia Matturo, Stefano Biase, Adriana Conserva, Fabio Tetta, Fabio Antonacci, Aitana Sánchez-Gijón, Dino Abbrescia, Giorgio Careccia, Riccardo Zinna, Michele Vasca, Susy Sanchez, Antonella Stefanucci, Diego Abatantuono

2 comentários:

bruno knott disse...

Nunca ouvi falar deste, mas só o primeiro parágrafo já foi suficiente pra me deixar interessado!

Bela tarefa de férias essa!!! :)

Stella disse...

Pois é Bruno, quem tem Aline como professora, não conhece o tédio. Obrigada pela visita! Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner