Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 21 de agosto de 2010

Mary e Max

Mary and Max * *
(2009) 92 min (12 anos)



Austrália/EUA, metade da década de 70 - "Em Melbourne, uma menina de 8 anos, simples, sem amigos, escolhe um nome ao acaso no catálogo de Manhattan e escreve uma carta para ele; ela inclui uma barra de chocolate. Ela é Mary Daisy Dinkle, filha única de mãe alcoólatra e pai omisso. Ele é Max Jerry Horowitz, 44 anos, solitário e obeso morador de Nova Iorque, sujeito a ataques de ansiedade. Max escreve de volta e assim começa uma correspondência de 20 anos, interrompida por alguns desentendimentos.

Mary se apaixona por um vizinho, guarda dinheiro para remover um sinal de nascença na testa e lida com perdas. Max faz amizade com a vizinha do apartamento ao lado, tenta controlar o peso e finalmente consegue o emprego de seus sonhos. Será que algum dia Mary e Max se encontrarão face a face?" (resumo de jhailey para o site imdb)

O clima da animação de massinha está mais para Tim Burton do que para estúdios Disney, como dá para perceber pelo resumo. Essa amizade à distância, que conforta e inspira duas pessoas solitárias, com idades tão desiguais, faz lembrar as cartas de Warren Schmidt para o pequeno africano Ndugu, na comédia de Alexander Payne, "As Confissões de Schmidt" ("About Schmidt"). Mas as circunstâncias de Max e Mary são mais melancólicas, afinal extrema solidão parece ser mais doída do que pobreza. Para ler uma análise caprichada, é só clicar na página do site Omelete.

Diretor: Adam Elliot
Roteiro: Adam Elliot
Música: Dale Cornelius
Fotografia: Gerald Thompson
Vozes: Toni Collette (Mary adulta), Philip Seymour Hoffman (voz irreconhecível como Max), Eric Bana (Damien), Barry Humphries (narrador), Bethany Whitmore (Mary menina), Renée Geyer, Ian 'Molly' Meldrum, John Flaus, Julie Forsyth, Michael Ienna, Chris Massey, Shaun Patten, Carolyn Shakespeare-Allen, Leanne Smith

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

3 comentários:

Bruno Cunha disse...

Já ouvi maravilhas deste filme de animação.


Abraço
Cinema as my World

bruno knott disse...

Junto com Wall-E é a minha animação favorita. Além de ser visualmente interessante, ela tem todo um lirismo e debate temas profundos de um jeito marcante, sempre motivando o público.

Essa comparação com As Confissões de Schmidt é excelente. Eu não tinha pensado nisso antes...

Stella disse...

Nekas, espero que ache o filme à altura dos elogios, é tocante e inteligente.

Bruno: Dei a mesma nota para "Mary & Max" e "Wall-E"; duas estrelinhas = 9. São poucos os filmes nota 10, mas esses dois chegaram perto.

Só dou 3 estrelinhas para os filmes dos quais não me desligo nem por um segundo. Quando tenho a sensação de estar suspensa no tempo e espaço, com a alma totalmente preenchida, durante e após o filme. É muito raro. Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner