Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 29 de agosto de 2010

Por Amor ou Vingança

La Moglie Più Bella
(1970) 108 min (14 anos)



Italia - Francesca Cimarosa é a belíssima filha de camponeses sicilianos. Aos 15 anos, atrai o interesse de Vito Juvara, um jovem chefe da máfia. Os pais ficam orgulhosos com as atenções de um homem rico e poderoso. Mas Francesca se choca diante das atitudes rudes e machistas do noivo e resolve romper o compromisso. Sentindo que sua autoridade fica abalada perante todos, Vito decide valer-se de um costume local arcaico. Depois de sequestrar e estuprar Francesca, ele oferece um casamento de reparação.

Para surpresa geral, a adolescente recusa e dá queixa do criminoso na delegacia. Encontrando forças dentro de si, rebela-se contra a comunidade e seus próprios pais, que desejam que ela retire a acusação, temendo perder o pouco que possuem, um celeiro, um jumento e uma cabra.

É uma história forte, original, que marcou a estréia de Ornella Muti no cinema. O roteiro é a dramatização de um caso ocorrido em 26 de dezembro de 1965, na Sicilia. Filippo Melodia, aparentado com a família mafiosa Rimi, sequestrou Franca Viola com a ajuda de 12 comparsas. Mais detalhes da história real podem ser encontrados na Wikipedia italiana.

Curiosidades:
* "Por Amor ou Vingança" foi gravado em Cinisi, Palermo, na Sicília.

* Cinco anos depois do lançamento do filme, Ornella Muti casou-se com Alessio Orano, que interpreta o mafioso Vito. O casamento durou até o final de 1981.


Franca Viola numa foto da época e sendo recebida pelo Papa Paulo VI, em 1968

Diretor: Damiano Damiani
Roteiro: Damiano Damiani, Enrico Ribulsi, Sofia Scandurra
Música: Ennio Morricone (não é das minhas trilhas favoritas!)
Fotografia: Franco Di Giacomo
Elenco: Ornella Muti, Alessio Orano, Tano Cimarosa, Enzo Andronico, Pierluigi Aprà, Amerigo Tot, Salvatore Vaccaro

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner