Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 1 de agosto de 2010

Ilha do Medo

Shutter Island *
(2010) 138 min (16 anos)



EUA, Boston, 1954 - O inspetor Teddy Daniels passa mal durante toda a travessia da barca até a Ilha Shutter. O policial é um veterano da 2ª Guerra Mundial e foi um dos soldados a liberar o campo de concentração de Dachau. Constitui sua presente missão investigar o desaparecimento de Rachel Solando, interna em Ashecliffe, um hospital psiquiátrico para criminosos. Rachel foi condenada por ter afogado os três filhos pequenos. O capitão do barco pede que Daniels e o seu novo parceiro, Chuck Aule, não demorem, pois uma forte tempestade se aproxima da ilha.

Ashecliffe divide-se em 3 alas. Um prédio para os homens, outro para mulheres e um terceiro, margeando o penhasco, destinado aos presos mais perigosos. Ninguém sabe como Rachel saiu da prisão, pois a cela estava trancada por fora, grossas grades bloqueiam a janela e os dois sapatos da prisioneira continuam no armário. Conseguirá o inspetor Daniels desvendar os sombrios mistérios entre as paredes de Ashecliffe?

Já vi quantidade suficiente de filmes passados em instituições para doentes mentais para saber que é um gênero que abomino. Não gosto das cenas de descontrole emocional dos internos, do sofrimento contínuo e, sobretudo, da crueldade que costumam sofrer das figuras de autoridade: guardas, médicos e enfermeiras. Em princípio, evito, mas, quando o diretor é Scorsese e o elenco conta com Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Emily Mortimer, aí, não dá para ignorar. Encarei.

Não me arrependi. A "Ilha do Medo" me deixou apreensiva, é uma obra bem elaborada, nos menores detalhes. A ambientação chega a ser perfeita, num cenário sombrio, opressivo mas belo, com uma trilha sonora e atores impecáveis. Contudo, concedi apenas uma estrelinha. Impulsivamente não ia dar nenhuma, para falar a verdade, até reler minha própria postagem. Achei incoerência elogiar tanto e não atribuir melhor nota. Um dos motivos da severidade na avaliação deriva do meu desagrado com o tema, mas creio ter pesado ainda mais o desapontamento ao ver confirmadas certas suspeitas. Minha frustração tem um preço.

Diretor: Martin Scorsese
Roteiro: Laeta Kalogridis, baseado no livro de Dennis Lehane
Música: Robbie Robertson
Fotografia: Robert Richardson
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Emily Mortimer, Michelle Williams, Patricia Clarkson, Elias Koteas, Ted Levine, Jackie Earle Haley, Ruby Gerins

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner