Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 1 de agosto de 2010

Ilha do Medo

Shutter Island *
(2010) 138 min (16 anos)



EUA, Boston, 1954 - O inspetor Teddy Daniels passa mal durante toda a travessia da barca até a Ilha Shutter. O policial é um veterano da 2ª Guerra Mundial e foi um dos soldados a liberar o campo de concentração de Dachau. Constitui sua presente missão investigar o desaparecimento de Rachel Solando, interna em Ashecliffe, um hospital psiquiátrico para criminosos. Rachel foi condenada por ter afogado os três filhos pequenos. O capitão do barco pede que Daniels e o seu novo parceiro, Chuck Aule, não demorem, pois uma forte tempestade se aproxima da ilha.

Ashecliffe divide-se em 3 alas. Um prédio para os homens, outro para mulheres e um terceiro, margeando o penhasco, destinado aos presos mais perigosos. Ninguém sabe como Rachel saiu da prisão, pois a cela estava trancada por fora, grossas grades bloqueiam a janela e os dois sapatos da prisioneira continuam no armário. Conseguirá o inspetor Daniels desvendar os sombrios mistérios entre as paredes de Ashecliffe?

Já vi quantidade suficiente de filmes passados em instituições para doentes mentais para saber que é um gênero que abomino. Não gosto das cenas de descontrole emocional dos internos, do sofrimento contínuo e, sobretudo, da crueldade que costumam sofrer das figuras de autoridade: guardas, médicos e enfermeiras. Em princípio, evito, mas, quando o diretor é Scorsese e o elenco conta com Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Emily Mortimer, aí, não dá para ignorar. Encarei.

Não me arrependi. A "Ilha do Medo" me deixou apreensiva, é uma obra bem elaborada, nos menores detalhes. A ambientação chega a ser perfeita, num cenário sombrio, opressivo mas belo, com uma trilha sonora e atores impecáveis. Contudo, concedi apenas uma estrelinha. Impulsivamente não ia dar nenhuma, para falar a verdade, até reler minha própria postagem. Achei incoerência elogiar tanto e não atribuir melhor nota. Um dos motivos da severidade na avaliação deriva do meu desagrado com o tema, mas creio ter pesado ainda mais o desapontamento ao ver confirmadas certas suspeitas. Minha frustração tem um preço.

Diretor: Martin Scorsese
Roteiro: Laeta Kalogridis, baseado no livro de Dennis Lehane
Música: Robbie Robertson
Fotografia: Robert Richardson
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Emily Mortimer, Michelle Williams, Patricia Clarkson, Elias Koteas, Ted Levine, Jackie Earle Haley, Ruby Gerins
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner