Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sob o Sol da Toscana

Under the Tuscan Sun * *
(2003) 113 min (12 anos)



" - Você está em perigo.
- De que?
- De nunca se recuperar. Sabe quando você encontra uma pessoa vazia, e pensa: o que aconteceu com você?"
(Patti, amiga de Frances)

EUA e Itália - A escritora Frances Mayes se julga uma pessoa feliz. O sentimento transparece em seu rosto, enquanto participa do lançamento do livro de um ex-aluno. Essa sensação persiste até o instante em que ela conhece um homenzinho abominável na reunião literária. A seguir, Frances perde o marido e a casa em San Francisco - que ela comprou - onde morava com a infiel criatura. Mudando-se para um prédio de curta locação, cheio de divorciados, a escritora se adapta à depressiva rotina dos abandonados.

Mas boas amigas existem e Frances ganha uma viagem para a Itália, numa romântica excursão gay pela Toscana - "assim ninguém vai dar em cima de você". Alguns dias em ambientes deslumbrantes passam voando; voltar para que, para quem? Impulsivamente, a escritora decide investir na construção de um futuro diferente em Cortona e faz corajosa oferta numa "bela vila. Em estado precário, mas recuperável."

Sob o novo teto, Frances é surpreendida por violenta tempestade. Correndo para o quarto, joga-se na cama e descobre que tem companhia: uma pacata coruja, tão assustada quanto ela. Aos poucos, a americana vai fazendo novas amizades e descobrindo encantos na vida tranquíla do interior da Itália. Chama-lhe a atenção um senhor idoso que vislumbra da sua janela. Todos os dias, ele deposita um ramo de flores junto à pequena imagem de Nossa Senhora, no muro em frente à vila Bramasole*. Na rotina de uma vida simples, convivendo com os vizinhos e ajudando os pedreiros poloneses na reforma da casa, a Frances alegre vai aos poucos renascendo.

"Sob o Sol da Toscana" é uma adaptação livre do romance de mesmo nome. Se houver dificuldade para encontrar o DVD nas locadoras (Guimarães Vídeo tem), ainda é possível adquiri-lo por R$ 12,90 na Livraria Cultura. Um ótimo presente de Natal para mulheres, especialmente para as que sonham com a Itália. Neste filme ouvi falar em "Limoncello" pela primeira vez. Não sosseguei até provar o licor de limão siciliano, bem geladinho, veramente delizioso! As duas estrelinhas vão por conta da gratidão que me provocam a combinação de protagonistas simpáticos, belos cenários e finais felizes.

* O nome da vila, Bramasole, vem de "bramare"= aspirar + "sole" = sol


Diretora: Audrey Wells
Roteiro: Audrey Wells, baseado no livro "Under the Tuscan Sun: At Home in Italy", de Frances Mayes (1996)
Música: Christophe Beck
Fotografia: Geoffrey Simpson
Elenco: Diane Lane, Raoul Bova, Sandra Oh, Vincent Riotta, Lindsay Duncan, Mario Monicelli (o diretor de "Parenti Serpenti" interpreta o senhor idoso com as flores), Roberto Nobile, Anita Zagaria, Giulia Steigerwalt, Kate Walsh, Pawel Szajda, Valentine Pelka, Sasa Vulicevic, Laura Pestellini
Distribuidora: Buena Vista Home Entertainment

4 comentários:

pseudo-autor disse...

A Diane Lane é atriz-fetiche do canal TNT (que adora passar seus filmes). Foi lá que eu vi esse, que nem me chamou tanta atenção assim. Prefiro Infidelidade, do Adryan Line.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Stella disse...

Caro pseudo-autor, provavelmente o filme não te chamou tanto a atenção porque é uma história escrita por mulher, dirigida por mulher e que agrada muito às mulheres... Não dá para agradar a todos! ;-) Obrigada pela visita, um abraço,
stella

bruno knott disse...

Valeu Stella. Já sei o que dar para a minha mãe no aniversário! hehehe

Tenho curiosidade em ver a
Sandra Oh aqui.

Stella disse...

Felicidades para sua mãe, Bruno! Nós adoramos quando os filhos nos fazem esses carinhos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner