You Don't Know Jack *
(2010) 134 min (14 anos) feito para TV
EUA - Filho de imigrantes sobreviventes do Genocídio Armênio (1915), o patologista americano Jacob Kevorkian impressionou o mundo ao defender o direito de morrer dos doentes em grande sofrimento. O 'Doutor Morte', como foi conhecido, facilitou a eutanásia de 130 pacientes. Auxiliado pela irmã Margo Janus e pelo amigo Neal Nicol, o médico filmou as entrevistas com as pessoas que solicitaram sua ajuda, assim como os procedimentos de suicídio assistido.
Mas isso não impediu Jack de achar chocante o governo federal autorizar a morte de
pacientes em coma por privação de alimento e água, como aconteceu com Terri Schiavo. O processo cruel não deveria ser utilizado nem em animais.
Jack Kevorkian passou 8 anos na prisão, condenado por assassinato em 2º grau. Solto em 2007, aos 79 anos, ainda estava vivo quando foi realizado o documentário da HBO. Elogiou Al Pacino por sua interpretação. O patologista faleceu recentemente (3 de junho de 2011).
O filme de Barry Levinson acertou no tom para mostrar a personalidade excêntrica do médico americano. Inteligente, autêntico, estudioso, dotado de senso de humor e criatividade, pintava, escrevia, tocava flauta. Testemunhar a dolorosa agonia dos últimos dias da própria mãe, sem ter uma fé que desse sentido ao sofrimento, levou-o a usar seus múltiplos dons de uma maneira sinistra, ainda que movido pela piedade. Curiosamente, Kevorkian era grande admirador de Johan Sebastian Bach, o músico alemão que compunha para Deus. No DVD há entrevista com Jack Kevorkian, Al Pacino e outros participantes da história de vida do Dr. Morte.
Diretor: Barry Levinson
Roteiro: Adam Mazer, baseado no livro 'Between the Dying and the Dead', de Neal Nicol e Harry Wylie.
Musica: Marcelo Zarvos
Fotografia: Eigil Bryld
Elenco: Al Pacino, Brenda Vaccaro, John Goodman, Susan Sarandon, Danny Huston, James Urbaniak
Distribuidora: Warner Bros
Nenhum comentário:
Postar um comentário