Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um Lugar Qualquer

Somewhere * *
(2010) 97 min (14 anos)

EUA, California - A tela ainda está escura quando se ouve o som de um automóvel em marcha acelerada.  Vê-se então uma Ferrari negra dando voltas numa pista circular.  O carro aparece e some da tela, já que a câmera permanece fixa.  A paisagem é árida, ostentando terra nua a toda volta, sem qualquer tipo de vegetação.  O motorista abre a porta e salta; é um homem ainda jovem, de óculos escuros, vestindo camiseta azul, calça jeans gastas e botinas.  Johnny Marco é uma "lenda viva", como será definido pela apresentadora italiana do 'Gran Premio Internazionale della TV'. Bem-sucedido na carreira, amado pelo público e pela mídia, o ator americano de filmes de ação está na fase de promover o último trabalho, enquanto não começam as filmagens do próximo. 

Hospedado no quarto 59 do Hotel Chateau Marmont, Johnny passa os dias fumando, bebendo e mantendo encontros sexuais com algumas das várias mulheres que se oferecem a ele.  Por duas vezes, contrata as strippers gêmeas Cindy e Bambi para um show particular.  As duas louras se apresentam com trajes idênticos, trazem a própria música e postes portáteis, em volta dos quais exibem sua coreografia. 

Aparentemente, o mundo afetivo do ator limita-se ao irmão Sammy e à filha de 11 anos, Cleo.  A presença da menina no apartamento do pai exige que ele saia do estado de automatismo em que perambula pelo mundo, apenas cumprindo as exigências da vida profissional: teste de maquiagem, premiações, viagens, entrevistas, sessão de fotografias.  O vínculo entre Cleo e Johnny torna-se mais forte quando passam juntos uma temporada prolongada. O pai se surpreende quando a menina desliza com graça na pista de gelo e prepara comidinhas na cozinha do apartamento.  Os dois vão à Milão e se hospedam na belíssima suite presidencial do Hotel Principe di Savoia, um cenário de exuberante bom-gosto para consolidar a camaradagem entre pai e filha.  Com a partida de Cleo para a colônia de férias de verão, fica evidente a solidão de Johnny.  Sua vida ainda terá algum sentido?  Ele precisa descobrir.

Nem todos gostaram do filme de Sofia Coppola.  É uma lenta pincelada, um instante na vida de um homem que perdeu o rumo mas se mantém simples e cordial, num ambiente onde predominam os contatos superficiais. Recomendo a leitura da crítica de Cultura Intratecal e o artigo de A. O. Scott  no New York Times.  Ajudam a apreciar melhor 'Um Lugar Qualquer'.

Curiosidades:
* Sofia Coppola escreveu o papel de Johnny Marco tendo Stephen Dorff em mente.

* Stephen e Elle Fanning passaram um bom tempo juntos antes das filmagens, a fim de construir o relacionamento pai-filha que os personagens mantêm.  Dorff às vezes buscava Fanning no colégio.

* Em 2005, Sofia Coppola precisou aparecer em um episódio da série "Girls of the Playboy Mansion" para ter acesso às namoradas de Hugh Hefner, Kristina Shannon e Karissa Shannon (as gêmeas strippers Cindy e Bambi).

* Alguns diálogos foram improvisados, especialmente entre o tio Sammy e Cleo.  Isso foi feito para provocar genuína surpresa em Elle Fanning.  O ator Chris Pontius foi escolhido exatamente por sua habilidade em improvisar e pelo bom relacionamento com crianças.

* O filme ganhou o Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2010.

Diretora: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Musica: Phoenix
Fotografia: Harris Savides
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Lala Sloatman, Kristina Shannon, Karissa Shannon, Michelle Monaghan, Nunzio Alfredo 'Pupi' D'Angieri, Benício Del Toro
Distribuidora: Universal
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner