Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um Lugar Qualquer

Somewhere * *
(2010) 97 min (14 anos)

EUA, California - A tela ainda está escura quando se ouve o som de um automóvel em marcha acelerada.  Vê-se então uma Ferrari negra dando voltas numa pista circular.  O carro aparece e some da tela, já que a câmera permanece fixa.  A paisagem é árida, ostentando terra nua a toda volta, sem qualquer tipo de vegetação.  O motorista abre a porta e salta; é um homem ainda jovem, de óculos escuros, vestindo camiseta azul, calça jeans gastas e botinas.  Johnny Marco é uma "lenda viva", como será definido pela apresentadora italiana do 'Gran Premio Internazionale della TV'. Bem-sucedido na carreira, amado pelo público e pela mídia, o ator americano de filmes de ação está na fase de promover o último trabalho, enquanto não começam as filmagens do próximo. 

Hospedado no quarto 59 do Hotel Chateau Marmont, Johnny passa os dias fumando, bebendo e mantendo encontros sexuais com algumas das várias mulheres que se oferecem a ele.  Por duas vezes, contrata as strippers gêmeas Cindy e Bambi para um show particular.  As duas louras se apresentam com trajes idênticos, trazem a própria música e postes portáteis, em volta dos quais exibem sua coreografia. 

Aparentemente, o mundo afetivo do ator limita-se ao irmão Sammy e à filha de 11 anos, Cleo.  A presença da menina no apartamento do pai exige que ele saia do estado de automatismo em que perambula pelo mundo, apenas cumprindo as exigências da vida profissional: teste de maquiagem, premiações, viagens, entrevistas, sessão de fotografias.  O vínculo entre Cleo e Johnny torna-se mais forte quando passam juntos uma temporada prolongada. O pai se surpreende quando a menina desliza com graça na pista de gelo e prepara comidinhas na cozinha do apartamento.  Os dois vão à Milão e se hospedam na belíssima suite presidencial do Hotel Principe di Savoia, um cenário de exuberante bom-gosto para consolidar a camaradagem entre pai e filha.  Com a partida de Cleo para a colônia de férias de verão, fica evidente a solidão de Johnny.  Sua vida ainda terá algum sentido?  Ele precisa descobrir.

Nem todos gostaram do filme de Sofia Coppola.  É uma lenta pincelada, um instante na vida de um homem que perdeu o rumo mas se mantém simples e cordial, num ambiente onde predominam os contatos superficiais. Recomendo a leitura da crítica de Cultura Intratecal e o artigo de A. O. Scott  no New York Times.  Ajudam a apreciar melhor 'Um Lugar Qualquer'.

Curiosidades:
* Sofia Coppola escreveu o papel de Johnny Marco tendo Stephen Dorff em mente.

* Stephen e Elle Fanning passaram um bom tempo juntos antes das filmagens, a fim de construir o relacionamento pai-filha que os personagens mantêm.  Dorff às vezes buscava Fanning no colégio.

* Em 2005, Sofia Coppola precisou aparecer em um episódio da série "Girls of the Playboy Mansion" para ter acesso às namoradas de Hugh Hefner, Kristina Shannon e Karissa Shannon (as gêmeas strippers Cindy e Bambi).

* Alguns diálogos foram improvisados, especialmente entre o tio Sammy e Cleo.  Isso foi feito para provocar genuína surpresa em Elle Fanning.  O ator Chris Pontius foi escolhido exatamente por sua habilidade em improvisar e pelo bom relacionamento com crianças.

* O filme ganhou o Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2010.

Diretora: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Musica: Phoenix
Fotografia: Harris Savides
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Lala Sloatman, Kristina Shannon, Karissa Shannon, Michelle Monaghan, Nunzio Alfredo 'Pupi' D'Angieri, Benício Del Toro
Distribuidora: Universal

4 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Detestei esse filme... Acho que a Sofia Coppola já saturou com esses filmes sobre o vazio existencial de pessoas com vidas badaladas. Para mim, "Um Lugar Qualquer" transborda pretensão!

Stella disse...

Eventualmente vejo um filme cuja temática não me agrada muito. Quando termina estou meio chateada. Mas os dias se passam e o filme não me deixa, continua voltando. Percebo que mexeu comigo e tem mais méritos do que concedi no início.

O contrário também se dá. Assim é que, com o tempo, acrescento ou caço algumas estrelas do blog. 'Somewhere' começou com 1 estrela solitária, num tributo à força de suas belas imagens e desempenho de Dorff e Fanning. Passadas 36hs ganhou 1 estrelinha, e suas imagens ainda não me deixaram. Acho que minha liberdade se dará apenas ao assistir um outro filme, bom ou não. Você já viu 'Caça às Bruxas'? Acho que não vou gostar...

Elton Telles disse...

Olá Stella,
descobri seu blog acompanhando alguns comentários no Cultura Intratecal, do amigo Bruno Knott. Gostei do que vi, já virei um leitor =)

quanto ao filme de Coppola Jr, eu sempre digo que é possível um filme retratar o tédio sem ser tedioso. O resultado final não me apreciou tirando alguns momentos do relacionamento pai e filha. Fora que com essa temática do vazio existencial, a diretora só se repete. As semelhanças entre essas fitas e seus filmes anteriores são expressivas.


Abs!

Stella disse...

Obrigada, Elton, adoro visitas, especialmente de amigos do Bruno! Concordo com você, é possível retratar o tédio sem ser tedioso.

Apesar da lentidão de algumas cenas, acho que as imagens do filme tiveram força suficiente para me interessar. O personagem me lembrou uma pessoa querida e, talvez por isso, tenha até me comovido.

Quanto à repetição de temas, sendo bem desenvolvidos, encaro como as fases na carreira de um pintor. Espero que Coppola Jr. não se demore muito nessa fase 'cinza' e comece um período mais vibrante.

Volte sempre que só me dará prazer. Um abraço,
S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner