(2009) 120 min (14 anos)
EUA - Ellen Vidales trabalha como cirurgiã-geral na emergência de um hospital de Nova Iorque. A médica e o marido Leo têm uma filha de 7 anos. Quando não está na escola, Jackie é acompanhada pela babá Glória que, por sua vez, deixou os 2 filhos aos cuidados de sua mãe, em Luzon, nas Filipinas. Gloria está trabalhando para construir uma boa casa onde possa morar com os meninos.
Os Vidales se amam, têm saúde e tudo o mais que o dinheiro possa comprar, pois Leo ganha muito bem com um site de jogos na internet. Ainda assim, Ellen trabalha demais, dorme de menos e percebe que Jackie prefere a companhia da babá à sua. Enquanto Leo viaja para a Tailândia, onde assinará um contrato milionário, a médica tentará salvar a vida de um menino que foi esfaqueado pela mãe. Ao mesmo tempo, os filhos de Glória sentem sua falta e querem que ela volte para casa.
Que presente se dá para quem tem tudo? Leo ganha do sócio uma caneta decorada com marfim, retirado das presas de um mamute congelado. O valioso presente é a essência do supérfluo, do hiper-luxo, símbolo de um estilo de vida excessivo, perdulário. Os mamutes eram caçados pela carne, ossos, couro e foram extintos há 12.000 anos. De certa maneira, a caneta decorada com o marfim do mamute simboliza nossas escolhas impensadas e consumismo, que provocam desequilíbrio na sociedade humana e no planeta.
Os pais brincam com a filha, mas é a babá Glória quem ouve, dá atenção e seu tempo a Jackie, levando-a para assistir a Missa dos filipinos na Igreja, onde as pessoas se saúdam e comem juntas depois da cerimônia. Especialmente para uma filha única, essa vida comunitária atrai. Segundo o crítico Roger Ebert, 'mammoth' é também a palavra para 'mãe' em Tagalog, a língua falada nas Filipinas.
'Corações em Conflito' é um filme interessante, com belos desempenhos e fotografia agradável. Michelle Williams interpretava Ellen Vidales, quando recebeu a notícia da morte de Heath Ledger, pai de sua filha Matilda. Sismei que o sofrimento da personagem na tela refletia muito de sua dor real. O filme concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2009.
Diretor: Lukas Moodysson
Roteiro: Lukas Moodysson
Musica: Linus Gierta, Erik Holmquist, Jesper Kurlandsky
Fotografia: Marcel Zyskind
Elenco: Michelle Williams, Gael Garcíal Bernal, Marife Necesito, Sophie Nyweide, Tom McCarthy, Run Srinikornchot, Maria Esmeralda del Carmen, Martin de los Santos, Jan David G. Nicdao, Doña Croll, Perry Dizon
Distribuidora: California Filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário