(2003) 109 min (16 anos)
Suécia, década de 50 - Erik Ponti mora com a mãe e o padrasto, uma das criaturas mais detestáveis que já vi interpretadas no cinema. Por qualquer deslize, o jovem costuma ser espancado pelo homem que deveria protegê-lo como pai substituto. Nessas horas, sem saber o que fazer, a mãe de Erik senta-se ao piano e dedilha alguma composição. O adolescente desconta sua fúria em lutas no colégio. Depois de machucar severamente um dos colegas, Erik é expulso da escola e impedido de frequentar outro estabelecimento público no espaço de um ano. Sua mãe vende um quadro e outros objetos e paga 1 ano de mensalidades em Stjärnberg, um colégio particular de prestígio.
Em Stjärnberg a disciplina é mantida pelos alunos mais velhos, chefiados pelo arrogante e sádico Otto Silverhielm, sem maiores controles por parte da direção ou dos professores. Erik torna-se colega de quarto de Pierre Tanguy, o melhor aluno da escola, e o primeiro a lhe falar sobre o líder indiano Mahatma Gandhi e a resistência sem uso da violência. Decidido a mudar seu comportamento e aproveitar essa última oportunidade, Erik enfrenta novas humilhações e injustiças. Deverá denunciar as arbitrariedades, submeter-se ou revidar e ser expulso? Nenhuma das opções acima parece aceitável.
Faltavam 15 minutos para o final do filme quando precisei interromper a sessão. Ainda não conseguia vislumbrar qualquer solução para os problemas do encrenqueiro sueco. Mas queria 'Vendetta', revanche completa, vingança sangrenta ou refinada, tanto fazia. Logo eu, admiradora de Martin Luther King e Mahatma Gandhi, seguidora de Cristo, que deu a outra face! São tantas as contradições do coração humano. Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.
Curiosidades:
* 'Evil - Raízes do Mal' é baseado no romance do escritor e jornalista Jan Guillou, que inspirou-se em suas próprias experiências de adolescente.
* No início do filme, quando Erik entra no trem, ele vê uma menina com uma boneca. A menina é Emma Håfström, filha do diretor Mikael Håfström.
Roteiro: Hans Gunnarsson, Mikael Håfström, baseado no livro de Jan Guillou
Musica: Francis Shaw
Fotografia: Peter Mokrosinski
Elenco: Andreas Wilson, Henrik Lundström, Gustaf Skarsgärd, Linda Zilliacus, Jesper Salén, Fredrik af Trampe, Johan Rabaeus, Marie Richardson
Distribuidora: VideoFilmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário