Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 6 de agosto de 2011

Evil - Raízes do Mal

Ondskan *
(2003) 109 min (16 anos)

Suécia, década de 50 - Erik Ponti mora com a mãe e o padrasto, uma das criaturas mais detestáveis que já vi interpretadas no cinema.  Por qualquer deslize, o jovem costuma ser espancado pelo homem que deveria protegê-lo como pai substituto.  Nessas horas, sem saber o que fazer, a mãe de Erik senta-se ao piano e dedilha alguma composição.  O adolescente desconta sua fúria em lutas no colégio.  Depois de machucar severamente um dos colegas, Erik é expulso da escola e impedido de frequentar outro estabelecimento público no espaço de um ano.  Sua mãe vende um quadro e outros objetos e paga 1 ano de mensalidades em Stjärnberg, um colégio particular de prestígio. 

Em Stjärnberg a disciplina é mantida pelos alunos mais velhos, chefiados pelo arrogante e sádico Otto Silverhielm, sem maiores controles por parte da direção ou dos professores.  Erik torna-se colega de quarto de Pierre Tanguy, o melhor aluno da escola, e o primeiro a lhe falar sobre o líder indiano Mahatma Gandhi e a resistência sem uso da violência.  Decidido a mudar seu comportamento e aproveitar essa última oportunidade, Erik enfrenta novas humilhações e injustiças.  Deverá denunciar as arbitrariedades, submeter-se ou revidar e ser expulso?  Nenhuma das opções acima parece aceitável.

Faltavam 15 minutos para o final do filme quando precisei interromper a sessão.  Ainda não conseguia vislumbrar qualquer solução para os problemas do encrenqueiro sueco.  Mas queria 'Vendetta', revanche completa, vingança sangrenta ou refinada, tanto fazia.  Logo eu, admiradora de Martin Luther King e Mahatma Gandhi, seguidora de Cristo, que deu a outra face!  São tantas as contradições do coração humano.  Indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.

Curiosidades:
* 'Evil - Raízes do Mal' é baseado no romance do escritor e jornalista Jan Guillou, que inspirou-se em suas próprias experiências de adolescente.

* No início do filme, quando Erik entra no trem, ele vê uma menina com uma boneca.  A menina é Emma Håfström, filha do diretor Mikael Håfström.

Diretor: Mikael Håfström
Roteiro: Hans Gunnarsson, Mikael Håfström, baseado no livro de Jan Guillou
Musica: Francis Shaw
Fotografia: Peter Mokrosinski
Elenco: Andreas Wilson, Henrik Lundström, Gustaf Skarsgärd, Linda Zilliacus, Jesper Salén, Fredrik af Trampe, Johan Rabaeus, Marie Richardson
Distribuidora: VideoFilmes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner