Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Não Me Abandone Jamais

Never Let Me Go * *
(2010) 103 min (12 anos)

O que não sei ao certo é se nossas vidas foram tão diferentes das vidas das pessoas que salvamos. Todos morremos. Talvez nenhum de nós compreenda o que vivemos ou sinta que tivemos tempo suficiente.


Kathy H, Ruth e Tommy cresceram num internato inglês, como tantas outras crianças sem pais.  Tranquílos, bem comportados, os meninos e meninas produzidos geneticamente levam uma vida saudável, assistem às aulas, criam desenhos para a galeria de Madame e brincam juntos no jardim de Hailsham, sem jamais se afastar dos limites da propriedade. Com alegre expectativa, os internos aguardam a chegada das caixas cheias de brinquedos e objetos descartados por outras pessoas.  Mas, para as crianças da instituição dirigida por Miss Emily, são tesouros cobiçados.

Desde cedo, a introspectiva Kathy sentiu-se atraída por Tommy, mas foi Ruth quem começou a namorá-lo na adolescência.  Quando mais tarde são transferidos para os alojamentos, Kathy se inscreve para o treinamento como assistente de doadores de órgãos, uma tarefa da qual se orgulha e que a leva por vários cantos do país, afastando-a da convivência com os amigos.

"Não Me Abandone Jamais" cria uma realidade alternativa, mostrando que, em 1967, a ciência evoluiu ao ponto de elevar a expectativa de vida humana além dos 100 anos.  Em termos éticos, o custo tornou-se exorbitante, sacrificando o conceito de humanidade.  De maneira semelhante, em nossa história recente, escravos, mulheres e crianças foram considerados criaturas incompletas ou inferiores, propriedade de patrões, maridos e pais. Os nazistas se sentiam tão superiores aos demais que usaram prisioneiros judeus como cobaias em experimentos científicos.  Seremos agora mais razoáveis, sensíveis e conscientes?  Só assim os fatos dessa história sinistra jamais se tornarão reais, e esse será apenas mais um filme de ficção científica.

Houve um cuidado especial em escolher crianças que se parecessem com os protagonistas adultos.  Ensaiaram sempre juntos para acentuar a continuidade. Carey Mulligan, Andrew Garfield e Keira Knightley ajudaram seus colegas mais jovens com sugestões na atuação.  O elenco é um dos pontos fortes do filme, assim como a trilha sonora.  Fotografia e cenários criam um visual sóbrio, antigo, suave.  As gravações foram feitas na Escócia e Inglaterra.

Diretor: Mark Romanek
Roteiro: Alex Garland, baseado em romance de Kazuo Ishiguro
Musica: Rachel Portman
Fotografia: Adam Kimmel
Elenco: Carey Mulligan, Andrew Garfield, Keira Knightley, Isobel Meikle-Small, Charlie Rowe, Ella Purnell, Sally Hawkins, Charlotte Rampling, Nathalie Richard
Distribuidora: Fox Video 
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner