(2011) 121 min (12 anos)
EUA, Ohio - Curtis LaForche e Samantha se amam e são os pais de Hannah, uma menina surda. Samantha faz pequenas costuras e Curtis tem um bom trabalho na área de construção civil, com um salário compatível que inclui um ótimo plano de saúde. O casal está aprendendo a lidar com a surdez de Hannah. Os três sentem-se felizes e confiantes numa próxima cirurgia para colocação de um aparelho. Mas o maior medo de quem tem uma vida boa é perde-la.
Recentemente Curtis começou a ter pesadelos angustiantes e visões de tempestades se aproximando pelos amplos espaços do campo. Sem discutir o assunto com a esposa, resolve tomar dinheiro emprestado no banco para ampliar o abrigo contra tornados. Serão as visões de Curtis premonição de uma tragédia ou um surto de doença mental? Sua mãe está internada com esquizofrenia há décadas. Ele procura se tratar e defender as pessoas que ama. Apesar do prévio bom relacionamento, o casal LaForche enfrenta uma crise. Samantha fica zangada por ter sido excluída de decisões importantes.
O Abrigo constrói lentamente um retrato forte do mergulho na doença mental. Tentando proteger a família do perigo imaginário, Curtis arrisca perder tudo o que ama. Os efeitos visuais são bonitos, convincentes, impressionantes - criam o ambiente sufocante que apavora o protagonista. Mas tão assustadora quanto as tempestades foi a cena do pedido de empréstimo ao gerente. Dever dinheiro aos bancos é uma tragédia real - sei exatamente o que a Samantha sentiu! O Abrigo enfatiza a importância da união da família na superação dos problemas. Michael Shannon e Jessica Chastain têm desempenhos emocionantes como Curtis e Samantha. Quanto à cena final - é um excelente pretexto para conversas depois do filme.
Diretor: Jeff Nichols
Roteiro: Jeff Nichols
Musica: David Wingo
Fotografia: Adam Stone
Elenco: Michael Shannon, Jessica Chastain, Tova Stewart, Shea Whigham, Kathy Baker, Katy Mixon
Distribuidora: Sony Pictures Home
6 comentários:
Adoro filmes que retratem esse tema. Tinha recebido uma dica sobre essa obra.
Mas, quem me indicou não deu o crédito merecido ao filme. Vou assistir.
Tomara que goste, Renato, tomara que goste...
"O Abrigo" traz, justamente, aquilo que menos me interessa em "Cisne Negro", por exemplo: mistério através de repetitivas alucinações. Por isso, não curti tanto o filme. Mas, de fato, Shannon e Chastain estão ótimo!
Pois é Matheus, também não curto alucinações ou mesmo sonhos dos personagens, mas o filme tem méritos e me impressionou, sobretudo pelo foco no relacionamento do casal.
filme fantástico!
ps: será que eram alucinações mesmo? acredito que não!
michael shannon e jessica chastain estão em evidencia hoje em dia. ainda bem!
Bruno, foi neste filme que tomei plena consciência do talento de Shannon e Jessica. São admiráveis.
As visões poderiam ser uma metáfora para os tempos difíceis que se abateriam sobre a América? Essa idéia ganha pontos quando se pensa que os problemas econômicos envolviam gastos com saúde e hipoteca da casa. Dá para ficar uma tarde inteira debatendo aquele final...
Postar um comentário