Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O Abrigo

Take Shelter *
(2011) 121 min (12 anos)

EUA, Ohio - Curtis LaForche e Samantha se amam e são os pais de Hannah, uma menina surda. Samantha faz pequenas costuras e Curtis tem um bom trabalho na área de construção civil, com um salário compatível que inclui um ótimo plano de saúde. O casal está aprendendo a lidar com a surdez de Hannah. Os três sentem-se felizes e confiantes numa próxima cirurgia para colocação de um aparelho. Mas o maior medo de quem tem uma vida boa é perde-la.

Recentemente Curtis começou a ter pesadelos angustiantes e visões de tempestades se aproximando pelos amplos espaços do campo. Sem discutir o assunto com a esposa, resolve tomar dinheiro emprestado no banco para ampliar o abrigo contra tornados. Serão as visões de Curtis premonição de uma tragédia ou um surto de doença mental? Sua mãe está internada com esquizofrenia há décadas. Ele procura se tratar e defender as pessoas que ama. Apesar do prévio bom relacionamento, o casal LaForche enfrenta uma crise. Samantha fica zangada por ter sido excluída de decisões importantes. 

O Abrigo constrói lentamente um retrato forte do mergulho na doença mental. Tentando proteger a família do perigo imaginário, Curtis arrisca perder tudo o que ama. Os efeitos visuais são bonitos, convincentes, impressionantes - criam o ambiente sufocante que apavora o protagonista. Mas tão assustadora quanto as tempestades foi a cena do pedido de empréstimo ao gerente. Dever dinheiro aos bancos é uma tragédia real - sei exatamente o que a Samantha sentiu! O Abrigo enfatiza a importância da união da família na superação dos problemas. Michael Shannon e Jessica Chastain têm desempenhos emocionantes como Curtis e Samantha. Quanto à cena final - é um excelente pretexto para conversas depois do filme.

Diretor: Jeff Nichols
Roteiro: Jeff Nichols
Musica: David Wingo
Fotografia: Adam Stone
Elenco: Michael Shannon, Jessica Chastain, Tova Stewart, Shea Whigham, Kathy Baker, Katy Mixon
Distribuidora: Sony Pictures Home

6 comentários:

renatocinema disse...

Adoro filmes que retratem esse tema. Tinha recebido uma dica sobre essa obra.

Mas, quem me indicou não deu o crédito merecido ao filme. Vou assistir.

Stella disse...

Tomara que goste, Renato, tomara que goste...

Matheus Pannebecker disse...

"O Abrigo" traz, justamente, aquilo que menos me interessa em "Cisne Negro", por exemplo: mistério através de repetitivas alucinações. Por isso, não curti tanto o filme. Mas, de fato, Shannon e Chastain estão ótimo!

Stella disse...

Pois é Matheus, também não curto alucinações ou mesmo sonhos dos personagens, mas o filme tem méritos e me impressionou, sobretudo pelo foco no relacionamento do casal.

bruno knott disse...

filme fantástico!

ps: será que eram alucinações mesmo? acredito que não!

michael shannon e jessica chastain estão em evidencia hoje em dia. ainda bem!

Stella disse...

Bruno, foi neste filme que tomei plena consciência do talento de Shannon e Jessica. São admiráveis.

As visões poderiam ser uma metáfora para os tempos difíceis que se abateriam sobre a América? Essa idéia ganha pontos quando se pensa que os problemas econômicos envolviam gastos com saúde e hipoteca da casa. Dá para ficar uma tarde inteira debatendo aquele final...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner