Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Homem que Mudou o Jogo

Moneyball
(2011) 133 min (10 anos)

cinegarimpo
EUA, California - O pequeno time de baseball Oakland Athletics está sempre nas finais dos campeonatos mas costuma perder seus melhores atletas para os times grandes. O gerente geral do time, Billy Beane, sabe que o importante é vencer o último jogo da temporada, mas o Oakland A tem um dos mais baixos orçamentos no esporte. Com a ajuda de Peter Brand, um jovem economista formado em Yale, Billy contrata uma equipe de baixo custo, baseando-se nas análises e teorias de George William “Bill” James. Treinador, comissão técnica e olheiros não compreendem essa visão do jogo que envolve planilhas e estatísticas de desempenho dos jogadores. Mas a decisão cabe a Beane. 

No passado Billy Beane foi um atleta promissor, que se profissionalizou logo ao sair do ensino médio, desistindo da bolsa de estudos numa ótima universidade. Os olheiros apostaram que ele faria uma grande carreira no baseball. Só que essa previsão não se realizou e ele teve um desempenho medíocre no esporte, apesar de suas habilidades. Billy decide virar a mesa e desiste dos jogadores caros e compra "corridas", ou seja, escolhe atletas rejeitados pelos grandes clubes mas capazes de impulsionar as corridas no jogo.

Por mais que assista filmes sobre baseball, o jogo permanece uma incógnita para mim. Confesso que tenho especial má vontade com esse esporte, mas gosto bastante do Brad Pitt e do simpático Jonah Hill, e por isso aluguei o DVD. A presença de Philip Seymour Hoffman foi uma grata surpresa, pena ele aparecer tão pouco no filme. O Homem que Mudou o Jogo baseia-se numa história real. Gostei da idéia de unir atletas rejeitados, subestimados no esporte, e fazê-los render no time. É bonito. Continuo sem entender nada de baseball mas olho com carinho o time da Califórnia.

Diretor: Bennett Miller
Roteiro: Steven Zaillian e Aaron Sorkin, baseado no livro de Michael Lewis Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game
Musica: Mychael Danna
Fotografia: Wally Pfister
Elenco: Brad Pitt, Jonah Hill, Robin Wright, Philip Seymour Hoffman, Chris Pratt, Stephen Bishop, Reed Diamond, Kerris Dorsey, Reed Thompson
Distribuidora: Sony

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Stella, exatamente! "O Homem Que Mudou o Jogo" acaba e continuamos sem entender baseball. De qualquer forma, é uma boa história sobre perseverança.

Stella disse...

Matheus, haja perseverança! parece que o Billy Beane continua tentando...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner