Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Pequeno Nicolau

Le Petit Nicolas * * *
(2009) 91 min (Livre)



França - Nicolau é feliz. Tem pais gentis, bons amigos na escola, uma professora amável. O menino se sente tão bem com sua vida que não consegue imaginar coisa melhor no futuro. Fica difícil responder à pergunta da professora: 'O que você deseja ser quando crescer?' Mas o inesperado acontece e ameaça esse mundo perfeito. Nicolau surpreende uns olhares, ouve uma conversa entre os pais, imagina que a mãe está grávida e que será abandonado na floresta como o Pequeno Polegar. Solidários, os amigos da turma se mobilizam para ajudá-lo a se livrar do indesejável bebê.


Em 1975 ganhamos de presente o primeiro volume das aventuras do Pequeno Nicolau, editora Artenova, tradução de Marcelo Corção. Me encantei com a capa e as engraçadas ilustrações de Jean-Jacques Sempé para o texto de René Goscinny, mas estava no penúltimo ano da faculdade, com uma filha de 2 anos, esperando o segundo. Na hora de contar histórias dava preferência aos livros que podiam ser lidos inteiros de uma vez e o 'Pequeno Nicolau' foi ficando na estante. Ano passado foi convertido nessa comédia inocente ambientada nas décadas de 50/60. A música é deliciosa, ótimo o roteiro e o elenco impecável. O diretor quis uma interpretação natural e escolheu crianças sem experiência de palco. Foram mais de 900 testes até chegar ao engraçado grupo selecionado. 'O Pequeno Nicolau' agradou toda a família, incluindo minha caçula, a única que já tinha lido o livro.

O filme foi todo gravado em Paris.


Desenho de Sempé


Diretor: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard & Grégoire Vigneron, Alain Chabat, baseado nos personagens de René Goscinny & Jean-Jacques Sempé
Música: Klaus Badelt
Fotografia: Denis Rouden
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, François-Xavier Demaison, Michel Duchaussoy, Daniel Prévost, Michel Galabru, Vincent Claude, Charles Vaillant, Victor Carles, Benjamin Averty, Damien Ferdel, Virgile Tirard, Elisa Heusch, Germain Petit Damico, Louise Bourgoin, Nathalie Cerda
Distribuidora: Imovision
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner