Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O Pequeno Nicolau

Le Petit Nicolas * * *
(2009) 91 min (Livre)



França - Nicolau é feliz. Tem pais gentis, bons amigos na escola, uma professora amável. O menino se sente tão bem com sua vida que não consegue imaginar coisa melhor no futuro. Fica difícil responder à pergunta da professora: 'O que você deseja ser quando crescer?' Mas o inesperado acontece e ameaça esse mundo perfeito. Nicolau surpreende uns olhares, ouve uma conversa entre os pais, imagina que a mãe está grávida e que será abandonado na floresta como o Pequeno Polegar. Solidários, os amigos da turma se mobilizam para ajudá-lo a se livrar do indesejável bebê.


Em 1975 ganhamos de presente o primeiro volume das aventuras do Pequeno Nicolau, editora Artenova, tradução de Marcelo Corção. Me encantei com a capa e as engraçadas ilustrações de Jean-Jacques Sempé para o texto de René Goscinny, mas estava no penúltimo ano da faculdade, com uma filha de 2 anos, esperando o segundo. Na hora de contar histórias dava preferência aos livros que podiam ser lidos inteiros de uma vez e o 'Pequeno Nicolau' foi ficando na estante. Ano passado foi convertido nessa comédia inocente ambientada nas décadas de 50/60. A música é deliciosa, ótimo o roteiro e o elenco impecável. O diretor quis uma interpretação natural e escolheu crianças sem experiência de palco. Foram mais de 900 testes até chegar ao engraçado grupo selecionado. 'O Pequeno Nicolau' agradou toda a família, incluindo minha caçula, a única que já tinha lido o livro.

O filme foi todo gravado em Paris.


Desenho de Sempé


Diretor: Laurent Tirard
Roteiro: Laurent Tirard & Grégoire Vigneron, Alain Chabat, baseado nos personagens de René Goscinny & Jean-Jacques Sempé
Música: Klaus Badelt
Fotografia: Denis Rouden
Elenco: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, François-Xavier Demaison, Michel Duchaussoy, Daniel Prévost, Michel Galabru, Vincent Claude, Charles Vaillant, Victor Carles, Benjamin Averty, Damien Ferdel, Virgile Tirard, Elisa Heusch, Germain Petit Damico, Louise Bourgoin, Nathalie Cerda
Distribuidora: Imovision

5 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

É bom ver um filme poético como este, mas acho que os franceses exageram na auto-valorização. Todo o tratamento parecia de um bom programa do canal cultura mas quando se trata dos franceses todos parecem querer mostrar uma quinta-essência de não sei que bossa que às vezes uma história banal fica com ares de cult sem merecer. Precisávamos aprender a nos valorizar assim. Há tanta cultura no Brasil e fatos e histórias fantásticas, mas a gente não vê uma dessas valorização por aqui. É o tal do capital social que nos falta.
Afinal ficam todos os patrocinadores mais interessados em promover "programas de domingo" talvez porque não sejamos capazes de nos valorizar como deveríamos. Bem podemos tirar várias lições de um filme e não só aquelas decorrentes do enredo em si não é?
http://vidaemsociedade-sa.blogspot.com/2010/12/os-programas-de-domingo-somos-nos.html

Stella disse...

Há muito o que se louvar por essas terras e muito por fazer. Nosso cinema se recupera e a intrnet deve ajudar muito no processo de inclusão cultural. Importante produzir conteúdos de valor, como faz o blog Vida em Sociedade. Obrigada pela visita virtual. :-)

Rafael Carvalho disse...

Muito legal esse filme, espirituosíssimo, inocente e engraçado. Roteiro muito bom mesmo. Talvez uma das melhores comédias do ano.

Stella disse...

"O Pequeno Nicolau" é uma dose generosa de alegria, Rafael, concordo com tua avaliação 100%. Acho que foi mesmo o filme mais divertido que assisti esse ano.

lulu disse...

Muito bom esse filme, me diverti MUITO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner