Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Origem

Inception * *
(2010) 147 min (14 anos)



Dom Cobb é o melhor especialista na arte de roubar segredos no subconsciente de pessoas adormecidas. Cobb e sua equipe usam todos os artifícios para criarem um ambiente onírico crível que lhes permita extrair as informações desejadas por clientes corporativos. No mundo real, Dom é esperado por James e Philippa, os filhos que ele não pode abraçar porque está impedido de entrar nos EUA. Surge uma oportunidade de realizar esse desejo quando o empresário Saito pede que ele implante uma idéia na mente de Robert Fischer Jr., herdeiro de uma empresa rival. Para ajudá-lo nesta missão, Cobb recruta e treina Ariadne, uma brilhante arquiteta. Ambos criam o cenário dos sonhos, influenciam suas trajetórias e níveis. Sonho dentro do sonho? Realidade ou imaginação?

"Oh meu Deus, que filme complicado! Mas o que foi que aconteceu mesmo, você entendeu? Acho que vou ter que assistir de novo!" Aflita por não compreender imediatamente, exclamava e perguntava, exatamente como detesto que os outros façam durante a sessão. Me sentia no mais difícil dos labirintos que a arquiteta dos sonhos Ariadne desenhou quando foi desafiada por Dom Cobb. Os ambientes são magníficos, desde a primeira cena na praia quando o espião é envolvido pelas ondas até ser capturado. Ali já é possivel perceber que se está no umbral de um mundo magnífico. Para quem gosta de entender tudinho, uma boa opção é consultar a sinopse do imdb, depois de assistir o filme é claro, pois o resumo está cheio de spoilers. Confesso que não tive paciência.

As gravações de "A Origem" ocorreram nos EUA, Inglaterra, Japão, Canada, França e Marrocos.

Diretor: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Música: Hans Zimmer
Fotografia: Wally Pfister
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Marion Cotillard, Michael Caine, Tom Hardy, Ken Watanabe, Tom Berenger, Cillian Murphy, Dileep Rao, Lukas Haas, Pete Postlewaite
Distribuidora: Warner Brothers Pictures

7 comentários:

bruno knott disse...

Oi Stella!

Me decepcionei um pouco com A Origem, pois eu tinha lido vários reviews endeusando o filme, mas cheguei a conclusão que não era pra tanto.

Admiro a ideia do Nolan. O filme de fato exige nossa atenção e deve ser celebrado pelo roteiro inteligente, mas acho que ele exagera na dose em relação a ação e ai acabou ficando meio cansativo pra mim.

Bjos!!!

Matheus Pannebecker disse...

Eu adorei "A Origem"! Achei muito complicado na primeira vez, mas, em uma revisão, compreendi tudinho. Mas, considero esse filme um espetáculo muito mais visual e técnico do que de conteúdo.

Stella disse...

Ah, Bruno, acho que não é um filme nota 10, mas chega perto, com toda aquela beleza ... Um beijo e ótimo fim-de-semana!

Pois é Matheus, numa revisão acho que vou avaliar melhor o filme, além de compreender um pouco mais, é claro.

Rafael Carvalho disse...

Esse é mesmo o tipo de filme para se ver mais de uma vez, mas gostei muito. É o tipo de produção que não te deixa desgrudar o olho. Mas, sinceramente, acho o filme muito supervalorizado. É bom, bem dirigido, roteiro muito inteligente, tem ritmo, mas não é memso o melhor do ano.

Stella disse...

Rafael, não sei qual seria o melhor filme do ano. Mas o que me vem à mente, sem esforço, é Avatar. Foi um impacto completo, mesmo quando visto pela 2ª vez em casa, sem o 3D.

Feliz Ano Novo para você, amigos e família. Que 2011 traga produções belas e significativas para todos nós. Um abraço,
S.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.[79]


Diz-se que o roteiro levou 10 anos para ser concluído;justamente 11 anos depois do "bullet time" de Matrix,claramente inspirados.No meu caso,levei mais de 4 anos para ver essa década de trabalho de Nolan que iniciou numa ideia que ele teve aos 16 anos,diz ele,e uns 4 anos para comentar aqui como numa inserção num "nível mais abaixo dos sonhos de Nolan"(risos).

O encabeçar dos gêneros por meio da Ficção Científica a explicar o que é tão "banal",o sonho,lembra-me o fascínio e questionamento acerca do Sci-Fi que fazem praguejar ou aclamar elementos desse gênero.Criar grupo de "'membros especiais' em missões 'distópicas' de 007" para espionagem industrial e repartir conceitos da consciência e realidade física-temporal com um mindfuck maroto,recorda-me um dos motivos da Ficção Científica fazer a cabeça. =D

**SPOILERS COM TEORIAS**
Ariadne(aproximadamente 48:45 - 48:53 min) não deixa Cobb tocar seu totem,o qual é o conector pessoal com a realidade e de 2:20:06 - 2:20:54 aproximadamente(e deduzindo da
diminuição de velocidade da cena dramática),Cobb bota o pião que não para de girar enquanto o filme rola.Em outras palavras,Nolan através de Cobb,planta uma pequena ideia nas
nossas cabeças/trolla: O "Inception",o fator ambíguo do final.
Dom Cobb culposamente se apegando ao pião(totem,"âncora com a nossa realidade") que usou para inserir a ideia "Esse mundo não é real" na mente da mulher,Mal Cobb,passa a andar com o pião e só pode girá-lo no final,onde girar sem cair era um feito próprio da Mal nos sonhos dela,ou seja,estariam todos os sonhos contidos no dela.Particularmente,prefiro
pensar que a triste e autobiográfica "Non, Je Ne Regrette Rien -> Não! Eu não lamento nada[http://www.vagalume.com.br/edith-piaf/non-je-ne-regrette-rien-traducao.html]" de Edith Piaf não foi aplicado globalmente e a última estrofe é para a vida de Cobb com teus filhotes,ainda que não tocou ela nesse fim,mas no finzinho dos créditos:
" Non! Rien de rien (Não! Nada de nada)
Non! Je ne regrette rien (Não! Não lamento nada)
Car ma vie, car mes joies (Pois, minha vida, pois, minhas alegrias)
Aujourd'hui, ça commence avec toi!e o último verso "Aujourd'hui, ça commence avec toi! (Hoje, começam com você!) "
**FIM DE SPOILERS COM TEORIAS**

Norteei-me pela interpretação surrealista que estímulos sensoriais ganham dentro daquele que sonha,os parâmetros científicos,a noção diferente de tempo a cada nível onírico
adentrado e o escopo de experiências pessoais e personalidade que delimita a criação e imaginação.Caso não tenha ajudado em reinterpretações,espero ter auxiliado ao menos para lembrar do sonho a sonhar juntos,chamado "Inception(A Origem)"... ;)

*Nota: Hoje em dia,a sinopse do imdb resume o filme.E um filme com elenco de peso,né??Como Di Caprio vem engordando de lá para cá... oO


Tchau.[79]

Stella disse...

Tabibito-san: Coitado do Leonardo! Não escapou da sina da lentificação do metabolismo. Ele que se cuide, pois acho que depois dos 45 piora. Ciao!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner