Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Shirley Valentine

Shirley Valentine *
(1989) 104 min (14 anos)



Inglaterra, Liverpool - Shirley Valentine tornou-se uma aluna rebelde depois de ser menosprezada pela diretora da escola. Engraçada, irreverente, despertava admiração nas colegas de turma. Apaixonada por Joe Bradshaw, casou-se e virou uma dona-de-casa exemplar, totalmente dedicada aos cuidados da família. O tempo passou, o relacionamento com o marido estagnou, os filhos seguiram seu rumo e Shirley se viu falando com as paredes, mais especificamente a da cozinha. Para quem mais se queixar se a vida se resume a fazer bife às quintas-feiras e ovos com batatas-fritas às terças? Depois de um desentendimento com Joe, Shirley aceita o convite da amiga Jane para passar duas semanas na Grécia e deixa lar e marido para trás. Quem sabe ela conseguirá realizar o sonho de assistir o por-do-sol na praia, tomando um cálice de vinho branco?

Shirley Valentine-Bradshaw vive a versão feminina do dilema de 'Shrek Para Sempre'. Sente saudades de si mesma, anseia conhecer o mundo, expandir-se além das quatro paredes do lar. Mas esse não é o sonho de Joe, nem de alguns turistas que ela encontra em Mykonos. Parece que esses viajantes ligam o espírito crítico para avaliar, comparar, julgar e condenar o que desconhecem. Deixam de aprender sobre outras culturas e de aproveitar as belezas que existem em todos os recantos desse vasto mundo.

Durante as férias longe de casa, Shirley se reencontra, aprende a viver com mais prazer e sentido. Na Inglaterra, Joe também realiza uma viagem interior, em busca dos verdadeiros sentimentos por sua mulher. Essa é uma comédia divertida, que alerta sobre os perigos de se deixar a rotina dominar a vida e, sobretudo, o risco de se permitir que a má vontade envenene um relacionamento. Revendo agora, achei o ritmo um pouco mais lento do que eu me lembrava. A comédia nota 10 na década de 90, para mim virou 8,5 em 2010. Mas minha filha adolescente assistiu até o fim.

Curiosidades:
* O filme foi rodado na ilha de Mykonos e Londres. A cena em que a limosine passa por uma poça e ensopa Shirley foi gravada em Bloomsbury Street, em frente ao Marlborough Hotel.

* A atriz Pauline Collins também interpretou Shirley no palco, sendo premiada com o Tony, Lawrence Olivier e Drama Desk. Ganhou o BAFTA de Melhor Atriz pelo papel no filme.



Diretor: Lewis Gilbert
Roteiro: Willy Russell
Música: Willy Russell
Fotografia: Alan Hume
Elenco: Pauline Collins, Tom Conti, Alison Steadman, Bernard Hill, Julia McKenzie, Tracie Bennett, Joanna Lumley, Sylvia Sims, George Costigan, Anna Keaveney, Gillian Kearney (Shirley jovem)
Distribuidora: Paramount

2 comentários:

bruno knott disse...

Não é um filme que me desperte muita vontade... mas confio nas suas opiniões!!!

Agora que as férias se aproximam terei tempo de dar uma conferida!

;)

Stella disse...

Bruno, que boa surpresa! O filme agrada muito às mulheres, sobretudo as adolescentes e as maiores de 45 (ainda me escapa o que aproxima essas 2 idades!). Mas meu filho mais velho gostou, quem sabe você também aprecia? Boas férias, volte sempre! Um beijo,
Stella

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner