Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 19 de março de 2010

2012

2012
(2009) 158 min (12 anos)



EUA, 2009 - No espaço sideral, planetas se alinham, intensificando as explosões solares. O geólogo americano Adrian Helmsley viaja até a India para encontrar o especialista Satnam Tsurutani. O colega indiano descobriu que a temperatura do núcleo do planeta está aumentando rapidamente, o que deverá desencadear uma série de catástrofes e a possível destruição do mundo, como o conhecemos.

Numa reunião do G-8, o presidente americano força a retirada dos intérpretes da sala e relata os fatos aos chefes de Estado presentes. Os governantes elaboram um plano secreto para garantir a sobrevivencia da vida na Terra. Dois anos depois, catástrofes apocalípticas se multiplicam globalmente, milhões de pessoas morrem. Quando as populações serão informadas? Haverá esperança para as pessoas comuns?

Deveria ter assistido "2012" no cinema. Perdi a chance de usufruir o que o filme tem de melhor: a magnificência de explosões vulcânicas, terremotos e tsunamis. O que é insuportável na realidade, torna-se espetacular na ficção. Na minha modesta tela de TV, perdeu-se bastante do impacto. Ainda assim, senti um aperto no coração na rápida cena em que a estátua do Cristo Redentor é destruída. Sabiamente, evitaram usar essa imagem como capa do DVD brasileiro.

O diretor alemão também imaginou detonar a Caaba sagrada, na cidade de Meca. Acabou desistindo da idéia. Achou mais prudente acatar o conselho do roteirista Harald Kloser, evitando provocar a ira de muçulmanos radicais. Não deve ser divertido passar o resto da vida se escondendo para não ser assassinado, como faz o escritor britânico de origem indiana, Salman Rushdie. Mas será que não passou pela cabeça de Roland Emmerich mostrar a destruição de um monumento alemão, como o magnífico Castelo de Neuschwanstein, por exemplo? Emmerich talvez tema o fantasma de Ludwig II, o excêntrico rei da Baviera que mandou construir o castelo.

Nem só de catástrofe é feito "2012"; há um personagem engraçado, vivido por Woody Harrelson, e detalhes interessantes na construção das cenas. Um tanto longo, mas um legítimo exemplar de cinema-pipoca.


recriação do Parque de Yellowstone

Diretor: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich & Harald Kloser
Música: Harald Kloser, Thomas Wanker
Fotografia: Dean Semler
Elenco: John Cusack, Amanda Peet, Chiwetel Ejiofor, Thandie Newton, Oliver Platt, Woody Harrelson, Danny Glover, Zlatko Buric, Beatrice Rosen, George Segal, Henry O

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner