Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 14 de março de 2010

Coco antes de Chanel

Coco avant Chanel
(2009) 110 min (14 anos)




França - Conduzindo a charrete de um cavalo, um homem percorre estradas no interior da França até chegar ao convento, onde deixa duas meninas. Sequer corresponde ao olhar de uma delas, que talvez desejasse despedir-se, antes de acompanhar as freiras do monastério de Aubazine, vestidas em hábitos longos e escuros. Anos depois, Gabrielle Chanel trabalha num cabaré com a irmã Adrienne, consertando as roupas das coristas e interpretando um número musical. O apelido Coco vem da música "Qui Qu' a Vu Coco" que as duas apresentam juntas.

Uma ligação com o Barão Étienne Balsan permite que Gabrielle conviva com a aristocracia francesa e agrade as damas da sociedade na confecção de chapéus mais simples e charmosos. Séria, observadora, meticulosa, ela sonha com a independência e vai realizá-la na casa que leva seu nome e estilo. Coco Chanel vestiu a mulher moderna.

"Foi em Aubazine também que Chanel, inspirada na roupa das freiras, sinalizou o que uma mulher deveria usar: branco ao redor do rosto, porque as tornava mais brilhantes, e punhos brancos, porque ficavam bem e valorizavam as mãos. O resto da roupa em tom escuro. Creio que a moda francesa tem o estilo Aubazine-fashion." (Portais da Moda)

Por que um filme com belas locações e fotografia, bons artistas, roteiro correto e protagonista vencedora profissionalmente, ainda assim não satisfaz? Será porque "Coco avant Chanel" mostra a protagonista forçando a convivência com um homem rico? Ou por que, depois de viver um grande amor, parece desapegada dos afetos? A melhor parte do filme é observar algumas fontes de inspiração de suas criações e o desfile dos modelos autênticos pela escadaria de espelhos da Maison Chanel.


Diretora: Anne Fontaine
Roteiro: Anne Fontaine, Camille Fontaine, baseado no livro de Edmonde Charles-Roux
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Christophe Beaucarne
Elenco: Audrey Tautou, Marie Gillain, Benoit Poelvoorde, Alessandro Nivola, Emmanuelle Devos
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner