Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 21 de março de 2010

Julie & Julia

Julie & Julia *
(2009) 123 min (12 anos)


"Você sabia que, se não secar a carne, ela não vai dourar direito?"


EUA, 2002 - Como funcionária pública, Julia Powell passa os dias atendendo o telefone num cubículo, tentando administrar dramas pós 11 de setembro. A passagem do trem do metrô ecoa dentro do apartamento de 85 m² que divide com o marido Eric e um gato, bem em cima de uma pizzaria em Queens, Nova Iorque. Suas colegas de faculdade têm carreiras bem sucedidas, movimentando negócios de milhões de dólares. Escritora não publicada, é na cozinha que Julia encontra conforto para os dissabores do seu dia-a-dia. Manteiga, gemas, chocolate e chantilly podem ser controlados e transformados numa deliciosa torta de chocolate.

França, 1949 - O diplomata americano Paul Child chega a Paris com a esposa Julie. O casal aprecia a culinária francesa e está feliz, antevendo 4 anos de saborosas peregrinações pelos restaurantes parisienses. Julia não pode ter filhos e precisa de um projeto para encher seus dias. Depois de tentar o bridge e a confecção de chapéus, ela se inscreve no curso de culinária mais famoso do mundo: "Le Cordon Bleu". É aí que desenvolve sua paixão pela cozinha e resolve escrever um livro de receitas. Seu público são as americanas que gostam de comer bem e não têm empregada.

Cinquenta anos depois, Julia Powell sente-se perdida e também anseia por um projeto de vida. É no livro de culinária de Julie Child que encontra uma inspiração. A jovem se propõe comentar em blog na internet, em 365 dias, suas experiências na elaboração das 524 receitas do livro "Dominando a Arte da Culinária Francesa", para alegria do marido e dos amigos. O filme entrelaça habilidosamente a vida de Julie e Julia. Na realidade parece que as duas jamais se encontraram.

História envolvendo comida, Meryl Streep e Amy Adams juntas num filme leve (logo depois de "Dúvida", tão dramático e empolgante), cenas de época, companheirismo e amor em casamentos felizes, Paris, vestimentas, cenários e fotografia impecáveis: tudo isso me atraiu ao ver o trailer de "Julie & Julia". Sabia que ia gostar e assisti com o maior prazer, fazendo propostas de renovados esforços culinários para agradar o marido. Também me deu ganas de conhecer a cozinha da chef americana, transplantada para o Museu Smithsonian, em Washington. Apesar de provocar tais intenções promissoras, ainda preferi outros filmes de Nora Ephron ("Sintonia de Amor" e "Mensagem para Você").


cozinha de Julia Child em Cambridge, recriada para o filme

Diretora: Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron, baseado no livro "Julie & Julia", de Julia Powell, e "My Life in France", de Julie Child e Alex Prud'homme
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Stephen Goldblatt
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Jane Lynch, Linda Emond, Helen Carey, Joan Juliet Buck, George Bartenieff, Frances Sternhagen, Deborah Rush

"Bon Appétit!"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner