Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 21 de março de 2010

Julie & Julia

Julie & Julia *
(2009) 123 min (12 anos)


"Você sabia que, se não secar a carne, ela não vai dourar direito?"


EUA, 2002 - Como funcionária pública, Julia Powell passa os dias atendendo o telefone num cubículo, tentando administrar dramas pós 11 de setembro. A passagem do trem do metrô ecoa dentro do apartamento de 85 m² que divide com o marido Eric e um gato, bem em cima de uma pizzaria em Queens, Nova Iorque. Suas colegas de faculdade têm carreiras bem sucedidas, movimentando negócios de milhões de dólares. Escritora não publicada, é na cozinha que Julia encontra conforto para os dissabores do seu dia-a-dia. Manteiga, gemas, chocolate e chantilly podem ser controlados e transformados numa deliciosa torta de chocolate.

França, 1949 - O diplomata americano Paul Child chega a Paris com a esposa Julie. O casal aprecia a culinária francesa e está feliz, antevendo 4 anos de saborosas peregrinações pelos restaurantes parisienses. Julia não pode ter filhos e precisa de um projeto para encher seus dias. Depois de tentar o bridge e a confecção de chapéus, ela se inscreve no curso de culinária mais famoso do mundo: "Le Cordon Bleu". É aí que desenvolve sua paixão pela cozinha e resolve escrever um livro de receitas. Seu público são as americanas que gostam de comer bem e não têm empregada.

Cinquenta anos depois, Julia Powell sente-se perdida e também anseia por um projeto de vida. É no livro de culinária de Julie Child que encontra uma inspiração. A jovem se propõe comentar em blog na internet, em 365 dias, suas experiências na elaboração das 524 receitas do livro "Dominando a Arte da Culinária Francesa", para alegria do marido e dos amigos. O filme entrelaça habilidosamente a vida de Julie e Julia. Na realidade parece que as duas jamais se encontraram.

História envolvendo comida, Meryl Streep e Amy Adams juntas num filme leve (logo depois de "Dúvida", tão dramático e empolgante), cenas de época, companheirismo e amor em casamentos felizes, Paris, vestimentas, cenários e fotografia impecáveis: tudo isso me atraiu ao ver o trailer de "Julie & Julia". Sabia que ia gostar e assisti com o maior prazer, fazendo propostas de renovados esforços culinários para agradar o marido. Também me deu ganas de conhecer a cozinha da chef americana, transplantada para o Museu Smithsonian, em Washington. Apesar de provocar tais intenções promissoras, ainda preferi outros filmes de Nora Ephron ("Sintonia de Amor" e "Mensagem para Você").


cozinha de Julia Child em Cambridge, recriada para o filme

Diretora: Nora Ephron
Roteiro: Nora Ephron, baseado no livro "Julie & Julia", de Julia Powell, e "My Life in France", de Julie Child e Alex Prud'homme
Música: Alexandre Desplat
Fotografia: Stephen Goldblatt
Elenco: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Jane Lynch, Linda Emond, Helen Carey, Joan Juliet Buck, George Bartenieff, Frances Sternhagen, Deborah Rush

"Bon Appétit!"
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner